banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  16.05.2018
 
logo.jpg

ACADEF recebe visita de alunos da Unisinos

DSCN1130.jpgDSCN113lklk9.jpg

Nos dias 14 e 15 de maio, o fisioterapeuta da ACADEF Jivago Di Napoli e o gestor de comunicação Ricardo Cardoso, apresentaram as dependências da instituição para alunos do primeiro semestre de fisioterapia da Unisinos. As visitas ocorreram durante os dois dias e os estudantes conheceram um pouco de cada setor e os trabalhos que são realizados pela associação.
 
O contato com o centro de reabilitação trouxe para os alunos a primeira vivência sobre como funciona a profissão e quais trabalhos necessitam ser feitos para que o tratamento de um paciente seja efetivo.  As fisioterapeutas e professoras da disciplina de fisioterapia e sociedade Ana Karolczac, 41, e Patrícia Martins, 42, relatam que o intuito da visita é mostrar os âmbitos em que um fisioterapeuta pode trabalhar, “a ACADEF é uma parceira da Unisinos que é valorizada, e a gente acha que aqui tem um espaço de qualidade para a sociedade, então é importante a existência deste espaço de intervenção para os futuros fisioterapeutas” relatam.


Os alunos ficaram à vontade na associação e fizeram o tour por cada lugar abrigado dentro da ACADEF. Ao final da primeira visita foram escolhidos dois voluntários e proposto aos estudantes que vivenciassem na pele, um pouco do trabalho de reabilitação feita em pacientes pela ACADEF. A proposta era:  jogar basquete utilizando cadeiras de rodas manuais. O foco dos estudantes foi único e conseguir acertar uma cesta foi uma tarefa árdua para ambos voluntários. O fisioterapeuta Jivago Di Napoli explica que o objetivo da atividade foi mostrar um pouco de como este tipo de terapia funciona, pois, além de trazer a necessidade de maiores movimentos, também faz com que o paciente prenda seu foco em outros assuntos.

Para a Aluna Mariana Paixão, 17, a experiência vivida aqui foi muito emocionante, pois foge da realidade vivida pelos alunos, “ a realidade aqui é totalmente diferente da que conhecemos, a estrutura física, com excelentes profissionais... é muito gratificante saber que existem pessoas que se preocupam e se importam com outras que em algum momento perderam as esperanças” relata.

A ACADEF recebe estudantes da Unisinos todos os semestres e proporciona para quem está iniciando a jornada acadêmica o primeiro contato com a profissão, disponibilizando um maior conhecimento sobre o que eles irão exercer futuramente. Além disso, a associação também recebe visitas técnicas e está disponível para agendamento.

banners-servico-social_3.jpg

Feliz dia do Assistente Social

Palavra_da_Presidente.jpgDSCN1166.jpg

No dia 15 de maio é comemorado o dia Nacional do Assistente Social, profissional que é responsável pelo amparo de pessoas em questões sociais e de cidadania, seu maior foco é a assistência de problemas de cunho educacional, social, profissional e saúde.

A Acadef é beneficiada com o trabalho de três assistentes sociais e duas estagiárias da área, que batalham pelo bem-estar de todos que participam da instituição.

Para as assistentes sociais Patrícia Bittencourt, Alexandra Porto, Patrícia Marcelino, presidente da associação, e todos os outros profissionais, desejamos os parabéns pelo seu dia e que o trabalho, e o reconhecimentos sejam dedicados a estes colaboradores sempre.  

banners-click_3.jpg

Dica de filme: Meu nome é Rádio (2003)
 
_Meu-nome-e-Radio_-inspirado-em-uma-Historia-Real_-Sua-coragem-fez-deles-campeoes_jpg.jpg

Existem diversos filmes que retratam a temática da pessoa com deficiência e trazem no contexto a realidade passada por cada um. Pensando nisso, o mural eletrônico resolveu trazer nesta edição a indicação do filme “Meu nome é Rádio”, no qual traz consigo um retrato real sobre o tema.

O drama baseado em fatos, conta a história de James Robert Kennedy, ou Rádio como era conhecido entre os amigos. James que possui uma deficiência intelectual, é apaixonado por futebol americano e ganhou o apelido de Rádio por sempre ser visto com o aparelho em mãos. Certo dia um treinador o avista e se aproxima, ajudando James em divergentes aspectos, inclusive contra o preconceito. Esta aproximação se tornará uma grande amizade e trará para Rádio mudanças inimagináveis.

O filme é dirigido por Michael Tollin, tem Cuba Gooding Jr como o protagonista Rádio e foi vencedor do prêmio Camie Awards em 2005. É um longa que prende o espectador, construído por embasamentos fortes e impõe questionamentos perante a temática da pessoa com deficiência, pois fala sobre respeito ao próximo e como isso atinge a sua vida.

banners-coluna-povo_7.jpg

Aniversário da ACADEF – Palavra da Presidente

34-anos-logo-300.png

Atenção comunidade: A ACADEF está mobilizando colaboradores, alunos e voluntários para a realização de sua festa de 34 anos. Um momento festivo em que teremos diversas atividades, entre elas, Feira das Profissões, Apresentações Musicais, entre outras.

Nos orgulha lembrar da história que traz o surgimento da ACADEF através de um grupo de 34 pessoas com deficiência decididas a construir a mudança para o “mundo da pessoa com deficiência”, em 1984. Algumas ainda trabalham conosco, outras se foram, mas o legado e a missão continuam fortes na nossa estrutura e coração.

Portanto, venha comemorar conosco mais este ano de vida! Grande abraço, Patrícia Marcelino - Presidente da ACADEF.

Confira algumas das atividades já confirmadas:


Local: Sede ACADEF

16/05 – Feira de profissões -  14h – Aberto ao público
16/05 – Apresentação da Banda Piquelanos da ACADEF – tarde - Aberto ao público
18/05 – Assembleia Geral Ordinária – 17h primeira chamada e 18h segunda chamada – Público associados
25/05 – Entrega de Cadeiras de rodas manuais – 14h – Público  beneficiários
28/05 – Entrega de Cadeiras – 14h - Público beneficiários
 
banners-eventos_4.jpg

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ACADEF

 
 acadef.jpg

Conforme o que determina o Estatuto da Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) nos artigos 5º, 6º inciso I e artigo 9º inciso IV, o presidente do Conselho de Administração por solicitação da Diretoria Executiva, e no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a se realizar no dia 18 de MAIO do ano corrente, às 17h, em primeira chamada e, às 18h, em segunda chamada para APROVAÇÃO DE CONTAS EXERCICIO 2017  E ASSUNTOS GERAIS.

Comparecer com a Carteira de Identidade.
 
Sandra Helena Fernandes da Silva
Presidente do Conselho de Administração

banners-campanha_3.jpg

jhgoyhkghgh_2.jpg
http://www.acadef.com.br/projeto-junte-e-ajude/

banners-aniversariantes_2.jpg
 
 
20/05
 
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS (ACADEF)
 
 
 
foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso