banner_mural-TOPO.jpg

Edição - 15.05.2020

 
logo.jpg
 
Um encontro de almas

Tais_Camargo_Easy-Resize_com_.jpg
 
A missão da ACADEF é ”Desenvolver, capacitar e ocupar o potencial da pessoa com deficiência (PCD), na perspectiva da inclusão, da cidadania e qualidade de vida”. A Associação Canoense procura sempre seguir à risca estes versos, acolhendo e prestando uma palavra amiga para quem a procura.

Esse foi o caso de Taís Camargo, 25, Assistente Administrativa e colaboradora da ACADEF há 10 anos. A jovem estava no início da adolescência quando teve seu destino cruzado com o da Associação, o qual ela define como um “encontro de almas”. Durante uma aula do ensino médio, a então menina, soube que havia um curso de administração na entidade e junto de uma colega resolveu se inscrever. A Acadefiana conta que a amiga fora chamada para participar da qualificação e ela, não recebera nenhuma ligação e nem feedback.

“Eu não recebi a ligação e simplesmente vim, eu pensava ‘se eu não estiver na chamada eu vou embora’ e quando cheguei descobri que lá estava o meu nome, acho que ocorreu um erro de processo (risos) ” relembrou.

Após o curso, Taís iniciou sua trajetória como colaboradora da ACADEF e ao lado da fundadora Suzana Cardoso e dos colegas do setor administrativo, aprendeu as primeiras práticas da área em que se formou. “A Daniela engravidou e assim abriu uma vaga no setor. Eu recebi uma ligação e fui chamada para estagiar na entidade. Em meu último dia de curso eu disse que gostaria de trabalhar neste lugar e estou aqui até hoje” ressaltou Camargo.

Atualmente, a Acadefiana está cursando a faculdade de Gestão de Recursos Humanos e enfatiza que a vontade de trabalhar com o próximo foi adquirida com a entidade e os seus valores. Taís é uma das pupilas da ACADEF, a qual através da qualificação conseguiu uma oportunidade de emprego e teve sua vida transformada. A jovem também se descobriu deficiente na instituição e se isso não é uma casualidade do destino, ela não sabe o que é.

Nestes 36 anos de memórias, queremos marcar vidas, assim como marcamos a de Taís, que de uma tímida menina, hoje se encaminha para uma grande profissional. Estes são resquícios e certezas de que nossa missão tem sido cumprida com excelência em todo esse tempo de fundação.
 
banners-servico-social_7.jpg

15 de maio – Dia do Assistente Social

Dia_do_Assistente_Social_Easy-Resize_com.jpg

banners-eventos_10.jpg

Caminhada que aconteceria em homenagem aos 36 anos da ACADEF será adiada

92061011_2791550160894425_1763176653028065280_n_Easy-Resize_com_2.jpg
Dentro dos eventos de aniversário de 36 anos da ACADEF, a Associação havia programado uma caminhada em comemoração a esta data importante. Com o objetivo de reunir parceiros, beneficiários, colaboradores e amigos para celebrar a história da entidade.

Porém, este evento, que aconteceria no dia 16 de maio, está temporariamente cancelado devido a pandemia que assolou o mundo nos últimos meses. Quando toda esta situação for controlada, a caminhada irá ocorrer da maneira mais segura possível e em uma nova data. Outros eventos estão sendo preparados para que o aniversário da ACADEF não passe em branco.

Lembrando que as camisetas para a caminhada continuam a venda e você pode reservar a sua na sede da ACADEF, que fica na rua Fernando Aboot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças – Canoas, nos valores de R$20,00 e R$25,00. 

#ACADEF36anos
 
acadefiano_4.jpg

Faça o seu vídeo em homenagem aos 36 anos da ACADEF

video_Easy-Resize_com.jpg

Olá amigos da ACADEF!!! A ACADEF está convidando você a participar do Aniversário de 36 anos de fundação, que é comemorado dia 20 de maio. Este ano não haverá festividades na associação em virtude da pandemia que mudou as nossas vidas, e para marcar está data importante gostaríamos de contar com sua participação de forma virtual, nos enviando um vídeo com uma mensagem de felicitação para a ACADEF.
 
Seu vídeo será compartilhado em nossas redes sociais. Participe conosco gravando em seu celular na forma horizontal até dia 18 de maio com duração de 30 segundos e envie para o whatsapp: 51 – 96150321 – Renata – Colaboradora da Comunicação Social. Parabéns a todos que fazem parte desta história!  
 
Link do vídeo:  https://www.facebook.com/ACADEF/videos/3462547840440670/
 
saude_bem_estar.jpg

ACADEF e APAE Cachoeirinha, 1 ano de parceria

DSCN3833.jpg
 
Realizar parcerias engrandece o trabalho e fortalece o relacionamento da ACADEF com diferentes instituições de saúde. A APAE de Cachoeirinha é uma das organizações para a qual a Associação Canoense efetiva serviços através da Oficina Ortopédica. Este vínculo tem gerado resultados satisfatórios. 

Com 46 anos de história, a APAE Cachoeirinha presta serviços de reabilitação física e intelectual nível CER II desde 2018. Esta contemplação exige que a instituição possua o trabalho de uma oficina ortopédica, o que fez com que surgisse uma parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais com a ACADEF. 

“A reabilitação física foi um grande desafio, pois era um perfil de pacientes diferente do que estávamos habituados. Com isso, fomos buscar parcerias, fizemos algumas visitas na ACADEF e estreitamos este contrato. Estamos muito satisfeitos, temos um feedback positivo dos pacientes, assim como nos prazos e na qualidade do trabalho” ressaltou a Coordenadora Técnica da APAE Cachoeirinha, Adriana Trombini.

A APAE Cachoeirinha costuma atender em média 400 pessoas por semana e com a chegada da pandemia mundial do COVID-19, os acolhimentos tiveram que diminuir. Medidas foram tomadas para que os pacientes continuassem a ser recebidos da maneira mais segura e profissional. A Associação optou por tele atendimentos, os quais são realizados através da internet, porém, o serviço realizado pelo LABOTEC, da ACADEF, continua sendo pessoalmente, mas com os cuidados exigidos pela OMS e com apenas um beneficiário por hora.

“Retornamos os trabalhos na última semana e estamos com uma redução de fluxo de atendimentos, apenas 16 pessoas por dia e as agendas estão funcionando de hora em hora” enfatizou Adriana.
 
DSCN3842.jpgDSCN3852.jpg

Apesar das dificuldades, o trabalho e a parceria continuam dando certo, a ACADEF prossegue com seus serviços de órteses, próteses, coletes, sapatos e outros, sempre procurando a excelência e qualidade em prol da pessoa com deficiência.

Segundo Jivago Di Napoli, responsável técnico pelo Laboratório de Órteses, Próteses e Tecnologias Sociais - LABOTEC, na Acadef, o uso da estrutura da Oficina disponibilizado em parceria de entidades co-irmãs, ou seja, aquelas que prestam assistência pelo SUS, qualificadas como Centro Especializados em Reabilitação, é de suma importância.

Sem estas parcerias, as oficinas ortopédicas do Brasil, não teriam como manter suas estruturas, unicamente para seus serviços, bem como não seria possível, dispor de uma oficina por serviço habilitado, pois além da mão-de-obra, escassa, existe o alto custo do investimento em itens, muitos destes, defasados da tabela SUS e que, principalmente, no terceiro setor, é um desafio. Di Napoli ressalta ainda que, até o momento, de acordo com o Ministério da Saúde, estão em funcionamento 102 CER e 21 oficinas no Brasil e que outros serviços estão sendo implementados em diversos outros estados.

banners-coluna-povo_18.jpg

A ACADEF está arrecadando meias-calças

Design_sem_nome__2__2.png

A Acadef está arrecadando meias finas femininas para aperfeiçoar o processo de fabricação das órteses produzidas pela Oficina Ortopédica da instituição. Assim, geramos mais conforto para os pacientes, pois as órteses são dispositivos externos utilizados para ajudar na função e movimentação de um membro.

As meias finas, por possuírem esse aspecto liso, serão usadas para substituir essa malha tubular, o que deixará a órtese mais confortável, além de gerar maior adaptação e funcionalidade para os meninos e meninas atendidos pela instituição. Segundo o Responsável Técnico pela Oficina Ortopédica, Jivago Di Napoli, arrecadações ajudarão a ACADEF a economizar, “minimizaremos os gastos da oficina, pois haverá redução de investimento na aquisição da malha tubular de algodão”, destaca Di Napoli.

As meias finas para doação podem estar furadas ou desfiadas, servem de qualquer cor e tamanho, o ponto de coleta é na recepção da Acadef, que funciona das 8h às 17h, na rua Fernando Abbot, 100 em Canoas. Quer saber mais? Venha nos visitar ou acesse nossa página.

Em virtude das normas de afastamento social se você tiver grande quantidade a doar e não quiser sair de casa, podemos agendar a retirada no local.

banners-aniversariantes_2.jpg

11/05
 
MARILDO BELMONTE – INMETRO
 
 banner-nota-fiscal-gaucha-1_2.jpg
 
 
Top.pngPREMIO-MELHORES-EMPRESAS.jpg

banner-site.pngbanner-insta.pngbanner-face.pngbanner-youtube.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens