banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  15.03.2019
 
logo.jpg
 
Cíntia é efetivada como Recepcionista

DSCN7698.jpg
 
A aprendiz da ACADEF, Cíntia Barbo, 18, possui uma história inspiradora de superação e no último dia 11 ela progrediu mais um degrau em sua trajetória, sendo efetivada pela associação, evoluindo assim para o cargo de recepcionista.

O enredo de Barbo com a ACADEF iniciou após a jovem enfrentar um momento muito difícil de sua vida, pois depois de sofrer um acidente, parte de seu braço esquerdo teve de ser amputado e a menina encontrou a luz no fim do túnel através do acolhimento feito por uma visita do projeto Cuidar. “Durante a conversa com o voluntário Antônio, ele me informou que na entidade eu poderia receber uma prótese. Isso me deixou muito feliz e esperançosa” disse Cíntia ao relembrar o fato.

A partir daí o destino da menina foi entrelaçado com o da ACADEF e ambas foram incisivas na busca da superação. A jovem passou por quase todas as especialidades oferecidas na instituição e recebeu do LABOTEC uma prótese mioelétrica que acrescenta na realização de suas atividades. Foi inserida no programa Aprendiz e começou sua experiência no mercado de trabalho dentro da associação, onde um ano e meio depois, está sendo efetivada como recepcionista.

“Era um sonho ser efetivada e poder trabalhar na recepção é maravilhoso, porque eu vejo a evolução dos pacientes e eles nos tratam muito bem” enfatiza a garota.

Para Patrícia Marcelino, presidente da Associação, é nosso dever como instituição, desde a nossa fundação, trazer o PCD para cá. “A história dela se assemelha à minha que fui acolhida pela entidade com 16 anos. Hoje, efetiva-la tem um significado muito maior de que uma simples contratação, é saber que estamos cumprindo com a nossa missão”.

O próximo passo traçado pela jovem é terminar o Ensino Médio e começar a tão sonhada faculdade de Direito, que segundo a ACADEFIANA, lhe inspira a buscar justiça para quem precisa. A menina se mostrou forte, acrescentando para os serviços da ACADEF e sendo reconhecida. Sua história é sobre muito mais que superação, é determinação, na qual ela enfrentou os obstáculos transformando-os em alegrias, aproveitando as oportunidades que lhe foram oferecidas.

acadefiano_2.jpg

Volta às aulas do PIC e Grupinho

DSCN7672.jpgDSCN7675.jpgDSCN7679.jpgIMG-20190313-WA0003.jpg

O PIC (manhã e tarde) e o Grupinho (manhã e tarde), programas de inserção da ACADEF, voltaram às aulas na terça-feira (12). Os participantes, recheados de saudade e vontade de aprender, esbanjavam sorrisos e se mantinham atentos aos ensinamentos das instrutoras.

Jogos, aulas de música, artesanatos e debates, fazem parte das atividades mediadas pelos programas, que buscam instigar a socialização e interação dos participantes com diferentes tarefas, que contribuem para a vida da pessoa com deficiência e servem de estímulo, demonstrando que eles conseguem realiza-las.

Aos Piquelanos e alunos do Grupinho: Estimamos um ano repleto de diversão, onde possam aprender uns com os outros, trocando experiências em união.
 
acessibilidade_e_inclusao_.jpg

Time de bocha em cadeiras de rodas se prepara para primeira etapa do ano

FB_IMG_1552660225216.jpg
 
O time de bocha em cadeiras de rodas, que representa a ACADEF, irá competir, neste final de semana (16 e 17 de março), na primeira etapa do campeonato Gaúcho de Bocha em cadeiras de rodas, válida pela Federação. O evento ocorre no Clube Independente, em Porto Alegre, e será das 8hrs às 22hrs no sábado, e no domingo, tem abertura às 8hrs sem previsão de horário para encerrar.

Vão ser 31 participantes, sendo 7 da ACADEF, que representarão as cidades de Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo, Santa Maria e Arroio do Sal. A Associação irá concorrer nas séries ouro e prata com o intuito de se estabelecer para as próximas competições. 
 
banners-servico-social_4.jpg

Voluntária se despede da ACADEF

DSCN7688.jpg
 
Prestar parte de seu tempo e realizar uma boa ação, são atitudes que representam um voluntário. A ACADEF conta com este tipo de auxílio, de pessoas que dedicam de algumas horas para contribuir com a Associação.

O ciclo vivido pela voluntária, Sandra Verona, junto à entidade chegou ao fim na quarta-feira (13). Ela, que participou ajudando nas oficinas do PIC, se despede para se encaminhar a uma nova atividade.

O Adeus aos piquelanos foi repleto de emoções o que Verona explica “Foi ótimo estar com eles, são especiais o que me fez aprender muito”.  A partida é sempre triste, mas esperamos que esta nova jornada de Sandra possa ser de muita prosperidade.

 
coluna_do_povo.jpg

2121_Easy-Resize_com__1_.jpg

Matéria publicada no Jornal Diário de Canoas do dia 15.03.2019

banners-aniversariantes_2.jpg

13/03
MARIA CRISTINA COSTA GOMES - INMETRO

14/03
KARINE NIETZEL DI NAPOLI – SEDE



foto_2.jpg foto4.jpg
 
 
Top.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens