banner_mural-TOPO.jpg

Edição - Data: 23.04.2018
 
logo.jpg
 
O poder da água para os pequenos nadadores

aa.jpg
 
Desbravando os sete mares da ACADEF, foi na água que essa turminha, que na terra tem limitações para se locomover, encontrou a liberdade de ir e vir. Com as aulas do educador físico, Joel Rodrigues, 36, dois grupos de crianças estão aprendendo a nadar. Já tem dois anos que essas aulas acontecem, toda segunda das 16h às 16h30, e toda sexta das 11h às 11h30.
 
Joel explica que a aula é adaptada especialmente para eles. A intenção é fazer que eles consigam nadar e possam executar os fundamentos do esporte por si só, cada um do seu jeito e no seu tempo. Segundo Joel é fundamental para eles essa experiência, para que eles possam ter a pratica de algum exercício físico e também por ser uma forma deles socializarem com outras crianças. O professor Joel afirma, “A natação além da questão física e muscular, também ajuda na parte respiratória”. Sem contar na autoestima dos meninos, que aumenta pela motivação que o esporte traz a eles.
 
cc.jpg
Um destes meninos é o Victor Henrique Freire, 13, ele nasceu com displasia esquelética e síndrome de Langer. A mãe, Adriana Freire Graff, 34, explica que por causa das doenças, o menino tem atrofia muscular e ao longo dos anos ele vai entortando. Na ACADEF ele faz hidroterapia e a natação, para poder alongar e diminuir os impactos da deficiência. Segundo Adriana, com os exercícios dentro da água, Victor não sente dor. O educador físico conta que isso acontece porque a pessoa fica mais leve e dessa forma o impacto é absorvido.
 
Adriana disse que o filho fica muito chateado quando não pode ir a aula. É dentro da piscina que Victor encontrou algo que realmente goste, “ele falou pra mim que ele se sente motivado, que ele vai conseguir algum dia fazer alguma coisa na vida”, relata a mãe. E Victor confirma, o menino conta que gosta de tudo! Segundo ele as aulas tiram as dores de suas pernas. E o sentimento que ele tem quando está na água é único, “a natação pra mim é como se eu fosse andar, tipo no solo sem precisar disso”, se referindo ao andador usado para sua locomoção diária.
 
banners-coluna-povo.jpg
 
Publicado no Jornal Diário de Canoas – 23.04.18
xxx.png
banners-click_2.jpg

CAMPANHA

Tampinhas.png

banners-acessibilidade.jpg

 

FADERS INFORMA
eee.png
http://www.faders.rs.gov.br/servicos/2

banners-eventos.jpg

CONVITE__EXPOSIcaO_NaO_ABAFA_O_CASO_pn.png


banners-aniversariantes.jpg
25/04
 
JOSELINA DE FÁTIMA OLIVEIRA DA SILVA - INMETRO
 
26/04
 
GABRIEL MOURA DA SILVEIRA - SEDE
MARIA SUZANA NUNES CARDOSO - SEDE
JIVAGO Di NAPOLI - SEDE
 

foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png

Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg
 


O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso