banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  08.11.2019

 
logo.jpg

Aprendizes da ACADEF autografam livro na 65 ª Feira do Livro de Porto Alegre

DSCN2043.jpg
 
Incentivar a escrita e a literatura em nossos jovens e crianças é refletir um futuro de conhecimento e sabedoria. Durante o mês de setembro os Aprendizes das Empresas Dufrio Refrigeração e Bianchini, participaram de um concurso literário promovido pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem – FOGAP.

O tema do concurso foi a erradicação do trabalho infantil e a aprendizagem profissional, que se transformou em prosas, versos e desenhos. O desempenho dos trabalhos resultou em um livro, no qual eles puderam autografar na última quarta-feira (06).

 
DSCN1936.jpg
 
A ansiedade e a emoção tomaram conta dos aprendizes da ACADEF, que realizaram incríveis trabalhos. O evento ocorreu na praça de autógrafos da 65ª feira do livro de Porto Alegre. O livro, com o nome “Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil – Em prosa, verso e imagem” foi composto por alunos do programa aprendiz de todo o estado, que foram autores de uma obra que simplifica o bom resultado das instituições de aprendizagem na vida de jovens com e sem deficiência.
 
DSCN2015.jpg

Para a auditora fiscal do trabalho, Dra. Denise Brambilla Gonzalez, este livro é uma semeadura da tarefa de um ano realizada com os aprendizes. “É um dever cumprido, as instituições e entidades sem fins lucrativos é que são os responsáveis por este resultado que teve o ápice no dia de hoje” disse.

A iniciativa e o incentivo da escrita já inspiram nossos aprendizes à pensarem em produzir outros livros no futuro. Como é o caso da jovem Emily Lopes, que tem vontade de escrever uma biografia sobre a sua história de vida. “Esta foi uma experiência maravilhosa e agora eu quero escrever a minha própria história para inspirar todas as pessoas com deficiência física. Gosto de ler e escrever” contou a aprendiz.
 
DSCN2053.jpg

Ao final do evento, eles assistiram à orquestra jovem do Rio Grande do Sul e ficaram encantados com os clássicos entoados pelos instrumentistas, como o sucesso de Edith Piaf, “La vie en rose”. Nossos aprendizes alcançaram um espaço que pessoas famosas e grandes escritores já ocuparam, este é mais um passo que nossas sementes dão para um futuro de boas colheitas.

Na página do Facebook da ACADEF estarão disponíveis todas as fotos do evento.
 
eventos.jpg

Garanta seu ingresso para o galeto da Cão Terapia!

74482720_2270554769715936_2969331352396103680_n.jpg

A ONG Cão terapia está angariando fundos para a sua ação através de um galeto comunitário que ocorrerá no próximo dia 10 de novembro. O evento será realizado no CEPE - Canoas, na Avenida Getúlio Vargas, 11.001 - São José – Canoas.

Os convites podem ser garantidos através do telefone: 98425-2861 e para mais informações acesse: https://www.facebook.com/Caoterapiaa/
 
banners-saude_2.jpg

ACADEF realiza evento de capacitação com os profissionais do Centro de Reabilitação

20191106_091548cddddd.jpg
 
A prescrição de almofadas é um dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde, o SUS, e contempla pacientes ao tratamento e prevenção complementar à saúde das pessoas com deficiência. Na manhã de quarta-feira (06), os profissionais da ACADEF, assistentes na prescrição destes recursos, como médica fisiatra e terapeutas ocupacionais, participaram de uma revisão sobre o tema, a qual ocorreu na sede da entidade.

Com recursos ainda mais tecnológicos, uma das empresas parceiras da ACADEF, a DELLAMED HOSPITALAR, evidenciou a importância de organizar o paciente sobre a prevenção de feridas, principalmente em pessoas cadeirantes. Eles mostraram uma ferramenta muito importante. Na prática, as reações de pressões que o corpo apresenta durante a posição sentada, através de um sensor que mede em mmHg as áreas afetadas, comprova a eficácia do efeito de acessórios nestes equipamentos.

As almofadas de ar, diferentemente das almofadas de água são boas alternativas para o usuário, porém não interferem no peso total da cadeira, que com as de água, podem chegar a pesar até 8 kg a mais e, para cadeirantes, qualquer acréscimo de peso faz muita diferença!
A facilitadora do evento, foi a Terapeuta Ocupacional e representante da Dellamed Hospitalar, Dra. Carla Moreira.

Na ACADEF, temos a preocupação não somente de entregar um equipamento, mas também de promover qualidade de vida, explicando como as pessoas podem se prevenir. Algumas lembranças são importantes:

1º A Acessibilidade é uma das principais aliadas na melhora das condições de vida em geral. Vias sem calçamento adequado interferem não somente no equipamento, mas na saúde das pessoas;

2º O autoexame das áreas é importante para reconhecer a área que está sob pressão;

3º aliviar as pressões durante todo o dia, a cada 2 horas, pelo menos é fundamental para a circulação de sangue no local;

4º manter as áreas com roupas leves, evitar tecidos emborrachados e manter as áreas higienizadas e secas;

5º Hidratação do corpo é importantíssimo para manter os tecidos hidratados, portanto a ingesta de água é de no mínimo 2 litros por dia;

6º manter a cadeira de rodas em dia com sua manutenção preventiva, principalmente o conjunto das rodas, como cubo, raios, roda alinhados e pneus sempre calibrados, garante um toque mais leve e permite reduzir o gasto energético durante o dia;

7º o uso de acessórios de prevenção, como almofadas de ar, são importantes para complementar todas as outras orientações.

Em casos de revisão, as pessoas devem procurar um enfermeiro/a para revisão geral de suas condições da pele, controle hídrico, para iniciar um monitoramento. Lembre-se, a ferida de pressão/úlceras de pressão, são como ICEBERGS, a ponta é visível, mas sua profundidade é desconhecida. Cuide-se!
 
coluna_do_povo_3.jpg

O NOVEMBRO É AZUL

Design_sem_nome__2_.png
 
O novembro azul é um movimento que tem como objetivo conscientizar homens à efetivarem a prevenção do câncer de próstata através de exame. Pois, com o diagnóstico precoce da doença, é possível conseguir a cura com mais sucesso.

A próstata é uma glândula masculina e o câncer pode ocorrer em homens a partir dos 50 anos. A doença geralmente não demonstra os sintomas no estágio inicial e sabe-se que há cerca de 68.220 milhões de casos no país. Por isso, é importante que o paciente faça o exame para que possa obter mais chances de se curar da patologia.

Não deixe de cuidar da sua saúde, procure o seu médico e faça o exame de próstata. Isso pode mudar a sua vida!

banners-aniversariantes_2.jpg

07/11

CLAUDIA ALVES BARBOZA – INMETRO

 banner-nota-fiscal-gaucha-1_2.jpg
 
 
Top.pngPREMIO-MELHORES-EMPRESAS.jpg

banner-site.pngbanner-insta.pngbanner-face.pngbanner-youtube.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens