banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  20.08.2018
 
logo.jpg

ACADEF na Semana da Pessoa com Deficiência

Pessoa-com-deficiencia_.jpg

É celebrado de 21 a 28 de agosto a XXI Semana da Pessoa com deficiência no município de Canoas. A qual é promovida em parceria pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, COMDIP e Prefeitura Municipal. Nesse período, entidades promovem amostras, comemorações e discursam em busca de mais conquistas para a pessoa com deficiência. A Acadef, nesta semana, realizará e participará em diversos eventos, são eles:

21/08 ás 13h – Abertura Oficial da Semana no Município:
A abertura reunirá as instituições para amostras de trabalhos. A Acadef se fará presente e o Programa Integral de Capacitação – PIC, se apresentará durante o evento. O qual ocorre na Praça da Emancipação no Centro de Canoas.

23/08 ás 13h -  Primeiro Encontro de Famílias:
A Acadef realizará o primeiro Encontro de Famílias, que nesta edição tem como tema a importância da família no processo de inclusão social das pessoas com deficiência. O evento será mediado pelo Projeto cuidar e serviço social da instituição e será no Salão Azul da Acadef.

Dos dias 23 a 25 de agosto, no Campus da Ulbra Canoas, a Associação Canoense de Deficientes Físicos também estará participando da EXPOTAI, a qual está em sua segunda edição. A entidade fará uma amostra sobre a tecnologia assistiva da LABOTEC.          

banners-acadefiano_15.jpg

Paciente de portão é exemplo de superação

DSCN2824.jpg
Clóvis (de amarelo) conversando com um amigo

 “O amor pela vida é maior do que qualquer coisa. Aproveita-la da melhor maneira possível e enxergar no mundo o que ele tem a oferecer é uma dádiva”.
Aos três anos, Clovis Roberto Fraga, foi atingido pela Poliomielite, doença ocasionada por um vírus que causa sequelas permanentes, em geral nos membros inferiores. Passou metade da vida nos hospitais em cirurgias reparatórias e dependente de equipamentos para a melhoria de sua marcha.

Desde muito cedo aprendeu a lidar com a deficiência e com as dificuldades que ela trazia, mas isso não foi problema, casou-se e formou uma linda família. Porém, no decorrer dos anos, notou que o quadro em sua perna esquerda piorava há cada dia. Após muitas visitas a médicos e acompanhamentos, recebeu a notícia de que teria que amputar a perna esquerda.

Convivendo com dores diárias e perturbações na região inferior, obteve auxílio da família e aceitou com facilidade o diagnóstico. Em 2003, Clóvis amputou a perna esquerda e decidiu que não deixaria este fato afetar sua forma de viver. Se desafiou e tornou um momento que é tão doloroso para alguns, em felicidade. Ser feliz virou o seu maior lema e enxergou na nova realidade um mundo de descobertas.

Quando recebeu a primeira prótese, se sentiu fantástico, reconheceu como era andar sem dores e a partir daí resgatou sua autoestima. Ao navegar na internet, descobriu a Acadef, ou hotel cinco estrelas como chama carinhosamente, e iniciou com a associação uma eterna parceria. Hoje, com 57 anos, 8 deles vividos na instituição, Clóvis recebe sua quinta prótese. Com um sorriso de ponta a ponta exibe o novo aparelho pela Acadef. “ É como se eu andasse a vida inteira em um fusquinha e ganhasse uma BMW” enfatiza.

Fraga transformou o que seria um problema, em uma vida nova, enxergou no mundo o que ele tem a oferecer. Atualmente, aproveita a oportunidade de caminhar para se engajar em causas comunitárias na cidade de Portão, local onde mora. Para finalizar, aconselha: “Não sofram por terem que tirar um membro ou por terem uma deficiência, partam para um mundo diferente”

banners-campanha_8.jpg

Campanha “Junte e Ajude” recebe doações

DSCN3473-horz_2.jpg

Como é bom poder contar com a ajuda de pessoas tão empenhadas, que dedicam parte da sua bondade ao próximo. Durante a semana, foi movimentada a doação de tampinhas e lacres. Os nossos corações se enchem de alegria com a proporção que nossa campanha “Junte e Ajude” toma há cada dia.

Através da sua ajuda, famílias beneficiadas podem receber auxilio com materiais de necessidades básicas. Colabore você também e torne a vida de alguém melhor!
 

banners-coluna-povo_17.jpg

IESA/RENAULT e ACADEF fazem sua vida melhor

banner-iesa-acadef-1__.png

http://www.acadef.com.br/iesa-renault-e-acadef-fazem-sua-vida-melhor/
 

banners-aniversariantes_2.jpg

26/08
MARLON DO AMARAL FERREIRA – INMETRO

26/08
TARCÍZIO TEIXEIRA CARDOSO – Vice Presidente da ACADEF
 

foto_2.jpg foto4.jpg

 
Top.png
 
Parceiros da Obra
apoiadores-da-obra.jpg 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens