banner_mural-TOPO.jpg

Edição - 06.01.2020

 
logo.jpg

A ortoprótese do Homem de Ferro

Ortoprotese__1__.jpgOrtoprotese__3__.jpg
 

Aqui na ACADEF o pessoal adora homenagear os super-heróis da vida real se inspirando naqueles das histórias em quadrinho, principalmente na hora de fazer o seu equipamento de mobilidade, o qual pode ser personalizado de acordo com a preferência do paciente.

Nas quintas-feiras, a sala 10 recebe diversos beneficiários e no dia 19 de dezembro, não foi diferente, mas a presença do Homem de Ferro chamou a atenção dos Acadefianos. O herói das histórias de Stan Lee é o personagem favorito do paciente Max Wiliam Junior que ao escolher o desenho de sua ortoprótese não teve dúvidas em optar pela imagem do eterno Iron Man.

O menino, que tem apenas três anos, veio vestido com a camiseta do super-herói. E ao receber o seu novo equipamento quis posar para todos mostrando sua ortoprótese do homem de ferro. O beneficiário nasceu sem o fêmur na perna direita, o que faz com que ele necessite de auxílio para caminhar.

O morador de Novo Hamburgo saiu feliz com o seu presente de Natal antecipado e encantou a todos com sua alegria. Deixar os pacientes com um sorriso no rosto é um dos lemas da ACADEF que se sente realizada ao ver a felicidade de seus beneficiários. 

acadefiano_3.jpg

Uma vez Acadefiano, sempre Acadefiano

Silvio.jpg
 
No último mês, o ex-colaborador Sílvio Oliveira trouxe vários recicláveis para o Tampinha Legal da ACADEF. Seu Sílvio não esqueceu de suas origens e contribuiu com o projeto da entidade da qual ele fez parte por tanto tempo.

Gratidão, Sílvio!

coluna_povo_2.jpg

O Deficien“tchê” foi tema de TCC

FB_IMG_1578328543451.jpg
 
No ano de 1984, a ACADEF decidiu criar um jornal que representasse o segmento da pessoa com deficiência através de notícias que trouxessem a realidade PCD e os seus avanços para a comunidade. O veículo acabou encerrando suas atividades em 1988, mas foi relembrado recentemente em um trabalho de conclusão de curso.

Estagiária de jornalismo na ACADEF há quase dois anos, a formanda Renata Ramos, se deparou com o antigo veículo assim que entrou para a Associação. O interesse foi instantâneo e o jornal se tornou o seu objeto de estudo para o TCC. A pesquisa foi árdua e com a ajuda dos arquivos da entidade, ela pôde concretizar a parte mais difícil da graduação.

O jornal teve um importante significado para as pessoas com deficiência, pois na época dificilmente os veículos tradicionais divulgavam notícias sobre a comunidade PCD. Através do Deficien“tchê” diversos estados brasileiros puderam conhecer os serviços da entidade e os avanços na busca de direitos.

Para a pesquisa foi necessário reler as edições do jornal e também conversar com os fundadores da ACADEF, Ivo Lech e Rosângela de Oliveira. O intuito do trabalho era identificar as características jornalísticas presentes no veículo criado por deficientes. Segundo Renata, o processo foi de descobertas e agregou para a sua formação em Jornalismo.
 
campanha_9.jpg

DSCN2097_Easy-Resize_com.jpg

acesso.jpg

IMG-20181113-WA0000_6.jpg
 
banners-aniversariantes_2.jpg

06/01
 
RENATO LUIS DE DEUS - SEDE
 
GREICI ALEXANDRE ANTUNES - SEDE
 
07/01
 
CECÍLIA JORAS – SEDE

 
 banner-nota-fiscal-gaucha-1_2.jpg
 
 
Top.pngPREMIO-MELHORES-EMPRESAS.jpg

banner-site.pngbanner-insta.pngbanner-face.pngbanner-youtube.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens