banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  18.07.2018
 
logo.jpg

Conheça a sala de moldes

DSCN2785.jpgDSCN2789.jpg

A ‘sala de moldes’ como é carinhosamente apelidada, é onde se realizam os primeiros processos da oficina ortopédica (LABOTEC). Neste lugar são feitos os moldes de órteses e próteses dos pacientes da Acadef.

Os responsáveis por este serviço são os técnicos ortesistas, que tiram as medidas dos beneficiados e enviam para o LABOTEC. Claudio Aldaves, faz parte da equipe do laboratório e trabalha na preparação dos moldes. Segundo ele, são atendidas cerca de oito pessoas por dia e os serviços são disponíveis apenas nas segundas e terças-feiras.

A paciente Maria Madalena Pires, 53, frequenta a Acadef desde abril deste ano, pois após uma cirurgia da retirada de uma medula, ficou com sequelas que afetaram a sua perna e seu equilíbrio. Através do serviço na sala de moldes, a dona de casa, inicia o processo para a confecção de uma palmilha, que será utilizada em seu pé direito e AFO (órtese) para o esquerdo.

Ambas auxiliarão Maria a melhorar o equilíbrio e se movimentar com maior eficácia. “Espero que eu melhore bastante, o que eu mais quero é ficar boa”, relata a paciente.


Os moldes são enviados para a oficina (LABOTEC), a qual confecciona e entrega os aparelhos para o paciente em um prazo de 30 dias.

banners-click_9.jpg

Dica de filme – Uma lição de amor (2001)

dvd-uma-lico-de-amor-sean-penn-michelle-pfeiffer-original-D_NQ_NP_734301-MLB20306670195_052015-F.jpg

O longa conta a história de Sam Dawson, que possui deficiência intelectual e cria sozinho sua filha Lucy, de 7 anos. Entretanto, ao ver a situação em que a família se encontra, uma assistente social inicia uma grande briga para tirar a guarda da criança de seu pai.

Filme emocionante, que traz consigo a conscientização e a importância de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

banners-coluna-povo_17.jpg

Isenção de ICMS para ‘PCDS’ causa repercussão

wheelchair-749985_960_720.jpg
 

A lei 8.989, disponibiliza para a pessoa com deficiência e outros tipos de doenças, a isenção de impostos ao comprar um novo automóvel. Esta ação era garantida de 2 em 2 anos. Porém, uma nova portaria do Conselho da Fazenda (Confaz) decretou que o prazo de isenção deve ser alterado para 4 anos.

O aumento de prazo na troca de veículos causou inconformidade e a FREDEF – Federação Rio-grandense de Entidades de Deficientes Físicos, lança nota de esclarecimento. Confira abaixo:
 

fed.png


banners-acadefiano_15.jpg

Voluntário encerra ciclo com a Acadef


DSCN2760.jpg

Voluntário na Acadef desde maio de 2016, Nelson Azeredo Correa, 59, encerrou na segunda-feira (16), seu serviço comunitário à associação. Seu Nelson trabalhou como voluntário na organização de arquivos da instituição. E por já ter exercido esta função em outras experiências, efetuar esta atividade foi fácil. “ Foi uma experiência muito boa, procurei fazer as coisas da melhor forma possível” conta Azeredo.

Para finalizar, o voluntário enfatiza que levará da Acadef as lembranças com os amigos que fez e a satisfação de ajudar o próximo. A associação canoense é grata a todos que participam e colaboram com o crescimento dos serviços de alguma maneira. Parabenizamos Nelson Correa por ter auxiliado a instituição nestes dois anos.

banners-eventos_9.jpg

cvcvcvcvcv_2.jpg

banners-aniversariantes_2.jpg
 
18/07
ELISIANE LOPES DE OLIVEIRA - SEDE

19/07
EDUARDO KIRSCH -INMETRO

DANIELE PIELECHOWSKI DE SOUZA –INMETRO

22/07
TATIANA OLIVEIRA DA SILVA - INMETRO
 
 
foto_2.jpg foto4.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpgagex.jpg 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens