banner_mural-TOPO.jpg

Edição - 12.02.2020

 
logo.jpg
 
Seu Gilberto já consegue dizer o próprio nome

DSCN3128_2.jpg

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) atinge diversas pessoas anualmente. Segundo o site ‘saúde.gov’, ele é causado quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou são rompidos. Além disso, também acomete, em sua maioria, homens, podendo deixar sequelas nos pacientes atingidos.

Muitos casos de AVC são atendidos pelas especialidades da ACADEF para reabilitação. A fonoaudiologia é uma das áreas que recebe pacientes vítimas do acidente vascular cerebral, que, muitas vezes, compromete a nomeação das palavras ou compreensão das mesmas. Lucinéia Padilha é a ‘fono’ da Associação e procura sempre auxiliar os pacientes com esse diagnóstico através de alternativas que incentivem o treino de expressões comuns no dia-a-dia da pessoa atendida.

Gilberto Pereira, 61, chegou à ACADEF após um AVC isquêmico, o qual comprometeu o lado direito de seu corpo. O paciente compreendia o que era dito, mas não conseguia falar, pois o acidente lhe causou uma afazia de condução severa, onde nomear objetos ou palavras é comprometido. Segundo a Dra. Lucinéia, casos como esse são frequentes e com o trabalho do profissional isso pode ser amenizado. 

Na última sexta-feira (07), o Sr. Gilberto ganhou alta. O progresso do beneficiário foi significativo e algumas palavras já conseguem ser ditas. “A reabilitação tem começo, meio e fim, ele chegou aqui com uma afazia de condução severa e foi evoluindo, pois é um paciente comprometido nas terapias. É bom lembrar que a participação da família também é muito importante. Ele ainda não consegue nomear tudo, mas sai daqui falando o próprio nome e isso é muito bom” disse a fonoaudióloga.

A sequela de um AVC pode ser muito grave e a evolução do paciente pode ser rápida ou lenta. Incentivos com jogos e aplicativos com formação de palavras, sílabas e letras auxiliam na melhora de pessoas com o diagnóstico semelhante ao de Gilberto. O acompanhamento com o profissional tem muita importância e faz a diferença no resultado final.
 
teste_do_SAMU.jpg

Para evitar que as sequelas sejam mais graves, a assistência à vítima de um AVC, é uma URGÊNCIA e por isso devemos manter a atenção constante nestas dicas do flyer do Radicci, e chamar o socorro através do telefone 192.
 
campanha_9.jpg

Junte-se a nós, junte tampinhas!

20200205_1633334541_Easy-Resize_com.jpg
 
A ACADEF tem a ajuda de pessoas de diferentes partes e lugares para a campanha do Tampinha Legal. Já recebemos os recicláveis até pelo correio e essa ação auxilia na manutenção dos serviços da entidade e melhoria de vida das pessoas com deficiência.
 
DSCN3101.jpgDSCN3104.jpgDSCN3125.jpg

O propósito da ACADEF é cada vez mais disseminar a importância de reciclar e cuidar do meio ambiente onde vivemos. Cada garrafa preenchida com tampas já colabora com a preservação da nossa natureza. Na última semana, uma família fez um agradecimento especial para aqueles que os ajudaram a arrecadar as tampas.
Essa é uma corrente do bem que auxilia uma Associação a continuar com os seus serviços e qualidade no trabalho que faz.


Junte-se a nós, junte tampinhas! #tampinhalegal
 
acadefiano_2.jpg

primeira_caminhada.jpg


Concurso da logomarca do selo da 1º Caminhada pela ACADEF
 

A ACADEF no dia 20 de maio de 2020, completa 36 anos de fundação e para celebrar a data promoverá a 1º Caminhada pela ACADEF. O evento acontece na semana de aniversário da associação na cidade de canoas.

O selo do evento pode ser criado por você!

O evento contará com a produção de camisetas pelo projeto Criar e Vestir Cidadania da ACADEF e a criação do selo para a camiseta será escolhido através de um concurso entre os colaboradores da SEDE e INMETRO.

Para participar do concurso, o material deverá ser enviado para o e-mail: comunicacao@acadef.com.br seguindo as instruções abaixo:

- A inscrição da participação deve ser realizada pelo e-mail, constando seu nome e cargo profissional.
- O selo deverá constar o logo oficial da ACADEF, o qual será enviado nos seguintes formatos: CDR, EPS e AI no tamanho A4 em 300 DPI
- O prazo de encerramento do concurso é até dia 14 de fevereiro de 2020.
- Será permitida a inscrição de apenas uma proposta por participante, que deverá ser feita exclusivamente por correio eletrônico.
- O selo escolhido será divulgado dia 19 de fevereiro através de uma matéria realizada com o ganhador em nossos meios de comunicação.

Contato para esclarecer dúvidas pode ser realizado através do e-mail: comunicacao@acadef.com.br
 
bannaers-pcd.jpg

#Nósapoiamosaleidecotas

IMG-20200206-WA0003.jpg

 
banners-aniversariantes_2.jpg

03/02
 
ALESSANDRA DA SILVA PORTO – SEDE
 
IVACIR LUDWIG - INMETRO
 
05/02
 
MAICON FERREIRA DA COSTA – INMETRO
 
06/02
 
MARGRID SUSANNE CRAMER NUNES STEIGLEDER – INMETRO
 
 banner-nota-fiscal-gaucha-1_2.jpg
 
 
Top.pngPREMIO-MELHORES-EMPRESAS.jpg

banner-site.pngbanner-insta.pngbanner-face.pngbanner-youtube.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens