banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  07.01.2019
 
logo.jpg

Os benefícios da bocha e seus movimentos eficazes

bocha_joel.jpg

“Estive acompanhando o time de bocha da Acadef e, estes dias, com mais tempo, percebi que esta galera está muito bem, obrigado!

É visível o estado de felicidade da gurizada aprendendo um novo esporte e mais: é notável a melhora da qualidade de vida principalmente no aspecto da saúde do corpo. A bocha em cadeira de rodas, pelo que já se mostra, possibilita mobilidade, desenvolve a motricidade/coordenação e ainda previne úlceras de pressão! Pois é, aquelas feridas que tanto somos assombrados quando se está numa cadeira de rodas, é possível deixar de colecioná-las, com a ajuda deste esporte.

Lembrando que a bocha em cadeira de rodas, faz com que o cadeirante, seja exigido a mover muito seu quadril, se virar, lateralizar, inclinar o tronco, elevar com a força dos braços e assim permitindo todos aqueles movimentos chamados de “push-up” para então, de lambuja, brincar ou até ir faturar um campeonato! ”  Enfatizou o Dr. Jivago Di Napoli, fisioterapeuta da ACADEF, em uma observação à turma de bocha paralímpica da associação. O fato é, que o esporte tem trazido melhorias aos praticantes e o professor da oficina de bocha da entidade, Joel Storck, que também é jogador da modalidade, explica que a atividade também serve para a socialização, pois os jogadores conversam e interagem entre si, além de exercitar o corpo. O instrutor ainda demonstrou quais os tipos de movimentos feitos que colaboram para uma melhor mobilidade da pessoa com deficiência, vejam as fotos acima que exemplificam as ações efetuadas durante um jogo.

coluna_do_povo.jpg

Dia do leitor

DSCN6969.jpg

Hoje, 7 de janeiro, é celebrado o dia do leitor, e nesta data gostaríamos de homenagear àqueles que acompanham nossa escrita e junto dela, nossa evolução e crescimento como instituição. O dia do leitor foi criado em 1928 pelo poeta e jornalista, Demócrito Rocha, em homenagem à fundação do jornal cearense ‘O Povo’.

A escrita e o leitor andam de mãos dadas e um completa o outro, pois sem escrita não há leitor, e sem leitor não há escrita. Ou seja, nós do Mural Eletrônico, produzimos matérias que representam o público PCD, mas além disso, escrevemos para o nosso fiel público, que há tantos anos acompanha o nosso trabalho em forma de palavras. Com o intuito de homenageá-los e gratificar a parceria ao seguir o Mural em cada edição, preparamos um poema:
 
A leitura alimenta, dá energia

Traduz a alegria, e deixa o dia mais leve

Aquele que lê, é chamado de leitor

Mas pode e deve ser chamado de apreciador

Pois aprecia palavras, que lhe trazem conhecimento

E entretenimento na hora do lazer

Poder fazer parte escrevendo histórias é marcante

Marca um destino, e para o público, deixa a vida mais interessante

Para o Mural Eletrônico, escrever de ano em ano é ser fiel ao leitor

Que com tanto fervor acompanha nossas matérias

Que surgem de ideias de um contexto contado por você

Sempre lembre: em cada leitura, uma experiência é ganha

E escritura na alma, a arte do saber.

banners-campanha_8.jpg

Campanha Junte e Ajude, uma ação atitudinal

DSCN6937.jpgDSCN6964.jpg
 
Da garrafa pet utilizada no dia-a-dia, a qual armazena os produtos de limpeza da casa, à melhoria de vida da pessoa com deficiência. Estes dois fatos têm muito em comum, pois com a campanha ‘Junte e Ajude’, que arrecada materiais recicláveis, ao término do produto de limpeza e em dúvida de o que fazer com a PET, você pode trazer a garrafa até a ACADEF, juntamente com outros itens recicláveis como: tampinhas, latinhas e lacres de alumínio.

E desta ação atitudinal, geramos uma corrente de união, que busca não apenas auxiliar a ACADEF na melhoria de vida da pessoa com deficiência, mas também, manter os recursos naturais e o ambiente onde vivemos. Você pode colaborar com esta campanha, juntando e ajudando, é muito fácil e dependendo da quantidade de materiais, a associação vai até o local buscar.

O nosso endereço fica na rua Fernando Abbot, 100, Nossa Senhora das Graças – Canoas, participe da campanha ‘Junte e Ajude’ e conheça os nossos serviços.
 
acadefiano_2.jpg

Nota de esclarecimento Restaurante Popular

logo_acadef.jpg
 
A ACADEF informa que gerencia o Restaurante Popular de Canoas já há 13 anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, projeto viabilizado através da lei da solidariedade do Governo do Estado.
Na renovação desse ano para a continuidade no ano de 2019, é necessário a assinatura de uma carta de credito do Governo do estado, no qual esta carta é o instrumento que repassa os aportes mensalmente através dos financiadores do projeto. Sendo assim, na mudança de Governo do Estado, há a necessidade da assinatura desta carta de crédito.

Todo o ano é necessário a renovação do projeto para a continuidade no exercício seguinte, como de praxe, foi encaminhado o projeto em outubro de 2018 para o departamento PAIPS, que encaminha para avaliação técnica e votação no Conselho de Assistência Social do Estado. Logo em seguida, com a aprovação do conselho, este projeto é encaminhado para a Secretaria responsável pela emissão da carta de crédito, que faz o aporte financiador do projeto, ou seja, o recurso que é aplicado para o fornecimento das refeições para os usuários beneficiados. Então, aprovada a carta, ela dá autonomia da ACADEF gerenciar o recurso para pagamento dos fornecedores e despesas que compõem a necessidade do projeto. Sendo assim, não ter sido aprovado no final de 2018 e com a mudança de Governo do Estado, há a necessidade então de uma nova carta de crédito do novo governo, para prosseguir com o serviço de fornecimento de refeições no Restaurante Popular.

O Restaurante Popular de Canoas é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ACADEF, Governo do Estado e os financiadores: Atacadão e Massas Orquídeas – Tondo. O projeto fornece 200 refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade social da cidade de Canoas.  A Acadef prima ao longo dos anos e sempre procurou estar atenta na conclusão do processo, e busca resolver este impasse da melhor maneira possível, para assim trabalhar em prol de quem necessita.
Ricardo Cardoso – Gestor de Comunicação
​​​​​​​banners-servico-social_7.jpg

Abertas as inscrições para o curso de sublimação
 
Projeto-Criar-e-Vestir-Cidadania.jpg
 
As inscrições ocorrem até fevereiro, e as aulas iniciarão no mês de março
 
​​​​​​​banners-aniversariantes_2.jpg
 
07/01

CECÍLIA JORAS – SEDE


foto_2.jpg foto4.jpg
 
Top.png
 
Parceiros da Obra
apoiadores-da-obra.jpg 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens