banner_mural-TOPO.jpg

Edição - 20.05.2020

 
logo.jpg
 
36 anos de lutas e conquistas!

005_Easy-Resize_com_2.jpg
 
Neste ano, a Associação Canoense de Deficientes Físicos – ACADEF celebra 36 anos de história. Uma trajetória que iniciou em 20 de maio de 1984 com um movimento de pessoas com deficiência que precisavam de uma entidade que representasse suas lutas e conquistas. Nesta história, dois protagonistas tomaram a frente desta ação: Jorge e Suzana Cardoso (in memoriam) viveram pela a ACADEF, casaram e a tiveram como um filho.

009_Easy-Resize_com.jpg
 

Ambos criaram uma assistência para 23 cidades do Rio Grande do Sul, sendo referência no estado. A história destes dois personagens e patriarcas da Associação Canoense foi destinada. Suzana fora acometida pela poliomielite ainda muito pequena, com apenas 3 anos. Enquanto Jorge, conheceu a realidade PCD um pouco mais velho, aos 26 anos, quando foi atingido por um mal infeccioso na coluna vertebral, o que o fez se tornar cadeirante.

“A vida é movimento, é contínua luta, as coisas estão sempre acontecendo e nos fazendo viver e aprender alguma coisa nova a cada instante. É um crescer constante, é caminhar sempre...E é tão bom caminhar na vida, quando se tem a pessoa amada ao nosso lado” Suzana Cardoso para o Deficien”tchê” - janeiro de 1988.

Esta união de Jorge e Suzana Cardoso é o maior legado carregado pela ACADEF. São 36 anos acolhendo a pessoa com deficiência e evoluindo em serviços que transformam vidas. Um trabalho que faz o próximo crer no amanhã e acreditar que para tudo existe uma solução. Assim como nossos fundadores encontraram nesta parceria um novo caminho, pessoas descobrem na ACADEF um destino diferente, melhor, com mais alegria, vitalidade e qualidade de vida. Um alguém para segurar a mão também e dizer que tudo vai passar.
 
addadada.jpg

Celebramos 36 anos de vida sem nossos fundadores e também com distanciamento social devido ao COVID-19, sem o nosso público festejando ao nosso lado, mas iniciamos o dia com um sorriso no rosto. A vontade de trabalhar em benefício da pessoa com deficiência cresce rotineiramente. Parabéns a todos os Acadefianos e o nosso muito obrigado a estas duas grandes pessoas que foram exemplos de perseverança para todo o movimento PCD. 
 
banners-coluna-povo_18.jpg

Doações para a ACADEF em combate com a pandemia

WhatsApp_Image_2020-05-19_at_14_35_05_2.jpegWhatsApp_Image_2020-05-19_at_16_17_30.jpegWhatsApp_Image_2020-05-19_at_16_20_58.jpeg
 
Doações de combate a pandemia estão chegando até a ACADEF. Recebemos nessas últimas semanas máscaras de proteção adulto e infantil, cadeiras de rodas e tampinhas. Itens que fazem a diferença na luta contra a pandemia do COVID-19.

A ACADEF também aceita alimentos para enviar às famílias em estado de emergência atendidas pela entidade. Entre em contato com o nosso telefone (51) 3466-9621 e saiba como auxiliar a Associação nesse momento difícil.
 
banners-eventos_10.jpg

LIVE EM HOMENAGEM AOS 36 ANOS DA ACADEF

98362591_2958157464233693_2569680135787642880_o_Easy-Resize_com.jpg
 
Comemore conosco em casa os 36 anos da Acadef. Assista no próximo sábado (23) as 17h, Live em homenagem ao aniversário da ACADEF. #cantecomigoemcasa 
#somdosulbanda #juntoscontraocoronavirus
 
Apoio. Espetao Igara, Confeitaria e Padaria La Panetteria e SICREDI.
 
mensagem_2.jpg
 

Já tem história, já é uma história

DSCN2286.jpg

 

Tarcízio T. Cardoso*

As memórias são muitas. Dos 36 anos de vida, participo a 24, primeiro ouvindo sua história, depois e agora ajudando a fazer sua história: um legado construído a várias mãos, com as afáveis e firmes mãos de Jorge Cardoso; com as justas e respeitáveis mãos de Suzana Cardoso; ambos pensando em muito mais do que serem gestores, pensando sim, em fazer valer o direito das pessoas com deficiência se mostrar capazes, de mostrarem seu potencial.

Ao longo da história – que passa por defesa de direitos, empregabilidade, ativismo, representatividade em espaços da sociedade civil organizada e governos, que revela protagonismo quando traz à mostra o conceito de filantropia sustentável (1998), quando mostra para outras entidades (ONGs) que é possível ser autossustentável econômica e operacionalmente – vem consolidando sua imagem através do trabalho sério de colaboradores, parceiros e voluntários.

Do início marcado pela defesa dos direitos a atual operacionalidade deste direito, que se concretiza como o atendimento de 5.000 pessoas/ano de vários municípios vizinhos (além de Canoas), compreendendo cerca de 50.000 atendimentos. De uma simples oficina de cadeiras de rodas (nos de 1980 e primeira metade dos anos de 1990) a atual dispensação (fornecimento) de órteses e próteses produzidas em oficina própria, vai preenchendo linhas de um histórico de progresso. Isso tudo porque, desde 20 de maio de 1984 até agora, acreditamos nas pessoas, contamos com pessoas que nos ensinam e nos auxiliam a ajudar quem mais precisa.

Quando parabenizo a Acadef por seus 36 anos, estou agradecendo pessoas que contribuem (ou contribuíram) para sermos sempre protagonistas, que nos fazem mais fortes e nos encorajam a continuar.

Vida longa à Acadef e obrigado a todos os colaboradores que continuam escrevendo esta história!

------------------------------------------------

*Assessor Voluntário da Presidência - ACADEF

 Sociólogo

MBA em Gerenciamento de Projetos
 
acad.jpg
 

ACADEFIANOS FAZEM VÍDEOS EM HOMENAGEM A ACADEF

 

VPiDEO_Easy-Resize_com_.jpg

 

Em homenagem aos 36 anos da ACADEF, diversos Acadefianos gravaram vídeos de felicitações para a Associação Canoense. Confira na íntegra:  https://www.facebook.com/ACADEF/videos/345539049752745/ 
 
banners-aniversariantes_2.jpg

20/05 – ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS (ACADEF)
 
 
 banner-nota-fiscal-gaucha-1_2.jpg
 
 
Top.pngPREMIO-MELHORES-EMPRESAS.jpg

banner-site.pngbanner-insta.pngbanner-face.pngbanner-youtube.png
 
 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens