banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  28.09.2018
 
logo.jpg

Profissão: Técnico Protesista

DSCN4595.jpg

Existem indícios de que a primeira prótese do mundo tenha sido confeccionada há mais de 3.000 anos. Em pesquisas, uma múmia fora encontrada com uma compensação que imitava o dedo maior do pé, a qual possuía perfeita flexão. Em resumo, a produção de próteses é uma tecnologia mais antiga do que imaginamos.

Com o passar dos anos, a técnica foi se aperfeiçoando e permitiu em cada avanço maior conforto para o seu usuário. Um dos divisores de água, em relação a esta tecnologia, foi a segunda guerra mundial, onde devido à grande demanda de pessoas amputadas, ocorreu a criação da primeira fábrica de componentes pré-fabricados, facilitando a confecção das próteses.

 A técnica proporciona uma vida melhor para quem necessita, e o profissional responsável por esse serviço na atualidade é o técnico protesista. Segundo Luciano Rohde, responsável pela Oficina Ortopédica da Acadef e Ortoprotesista, esta é uma profissão pouco conhecida entre a população. “ Existem poucos técnicos protesistas, são poucas as pessoas que conhecem o nosso trabalho e que saibam para que serve. Quando entrei em uma oficina pela primeira vez, fiquei impressionado” enfatiza Rohde.
Luciano trabalha com a profissão desde 2001 e efetua seus serviços junto ao LABOTEC na confecção de órteses e próteses. Diariamente casos de diferentes patologias chegam na associação e o técnico informa que são necessários cursos anuais para o aperfeiçoamento do colaborador. Fazem parte da oficina ortopédica 4 técnicos protesistas, que confeccionam as próteses na associação e fazem em média 50 aparelhos no decorrer de 30 dias. Além disso, o setor também conta com auxiliares, sapateiro e costureira.

A transformação na vida da pessoa amputada, faz parte da narrativa destes profissionais, que apesar de serem escassos, possuem suma importância para a evolução dos pacientes que chegam não só na Acadef, como em outras instituições. Para finalizar, Rohde salienta “Fazer parte da mudança na vida do paciente não em preço, poder participar da sua reabilitação e o ver superar obstáculos é satisfatório”.

banners-acadefiano_15.jpg

Nova edição do Acadefiano já está sendo distribuída

DSCN4647.jpg

A partir desta sexta-feira (28), já está no ar a nova edição do impresso Acadefiano, que traz como tema a campanha de combate ao câncer de mama, ou ‘Outubro Rosa’, como é popularmente conhecida. Para aqueles que se interessarem, basta solicitar o impresso na recepção da associação e desfrutar de uma boa leitura.

meio_ambiente.jpg

Semana da Água

Por mais pingos de amor!

 

855.jpg854.jpg

 

Do dia 29 de setembro até 05 de outubro de 2018, estão sendo promovidas as Semana Interamericana, Estadual e Municipal da Água, e a ACADEF não poderia ficar sem falar sobre este tema.

 

Você sabe o que acontece com a água que caiu pelo ralo enquanto tomava banho? Com os animais marinhos depois que você colocou seu lixo para rua, alguém abriu, tudo voou e você ficou com preguiça de recolher? Pois bem, algumas destas perguntas são respondidas em eventos como este, conscientizando a população quanto a preservação deste recurso. O destino cruel de esgotos em cidades que não os tratam, o que acontece com rios, mares e seus habitantes e, posteriormente, com seres humanos – que acabam consumindo peixes contaminados por metais pesados, gerando mais gastos em saúde pública.

 

Perceba que tudo está interligado, que você é parte da natureza e não está à parte dela. A própria Organização Mundial de Saúde salienta que, para cada dólar investido em água e saneamento são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo.

 

As semanas com mote “Água” servem de alerta a população. Nosso recurso hídrico não é infinito. De toda a água do mundo, 97% é salgada, 2% está congelada em geleiras e 1% são dos rios. Ou seja, é como se você tivesse 1 real e pudesse beber 1 centavo, que você mesmo está contribuindo para poluir. Mas o cenário pode ainda ser pior, pois se você ficar sem beber água potável, em apenas 7 dias, você morre!

Isso tudo é para dizer: pratique! Por que você já sabe o que fazer... 

 

Ame mais o mundo em que vive, os animais e plantas que o habitam, assim como a você próprio.

 

Esta semana não fala só sobre água, fala sobre tratarmos os recursos e demais seres com mais respeito, amor e carinho.

 

Priscila Junqueira – bióloga da ACADEF

 

banners-click_9.jpg
Seja um seguidor

69696.png


Tem Instagram? Então confere lá o perfil da associação, que diariamente é atualizado com fotos de nossos serviços e Stories interativos. O nosso usuário é @ong.acadef e já temos 739 seguidores, mas queremos chegar na meta de 1000 fallowers.

Ajude a associação neste objetivo e acompanhe a Acadef na inserção dentro das redes sociais, pois através delas temos a oportunidade de nos aproximar do nosso público e de receber interatividade referente aos nossos serviços. Seja um seguidor ACADEF!
 

banners-coluna-povo_17.jpg

Homenagem ao dia da criança

966.png


O setor de comunicação está preparando uma homenagem ao dia das crianças, e convidamos todos os colaboradores da Acadef. Para aqueles que queiram participar, solicitamos que enviem uma foto sua na infância para o e-mail: mural@acadef.com.br juntamente com uma frase sobre o que mais lhe marcou nesta época.


​​​​​​​banners-aniversariantes_2.jpg


24/09
RENATA DOS SANTOS RAMOS – SEDE

25/09
FERNANDO NARCIZO LEAL – INMETRO
MIKAELA NUNES - SEDE
 

foto_2.jpg foto4.jpg

 
Top.png
 
Parceiros da Obra
apoiadores-da-obra.jpg 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens