banner_mural-TOPO.jpg

Edição - Data: 25.04.2018
 
logo.jpg
 

Manhã de cinema e debate no PIC

 ahhnnhshs.jpg 

Os olhos vidrados, a atenção toda se remetia a tarefa do dia e o silêncio tomava conta da sala. Foi assim que iniciou a manhã desta terça-feira(24) de atividades do PIC – Programa Integral de Capacitação, que busca a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No qual promove oficinas para seus grupos, e trouxe para a interação da semana o filme “Amizades Improváveis”. O enredo conta a história de um escritor que depois de passar por uma experiência pessoal, decide se tornar cuidador. Após o treinamento de 6 semanas, Ben é encaminhado para o seu primeiro cliente chamado Trevor, que tem distrofia muscular e é cadeirante. Ambos embarcam juntos em uma viagem por todos os lugares onde o garoto sonha em conhecer.

nanshshs.jpgakajsssa_2.jpg

Segundo a Assistente Social Alessandra Porto, 43, estas atividades são importantes para instigar o debate, não apenas sobre assuntos atuais, mas principalmente para fazer com que o deficiente físico conheça seus direitos e as leis de inclusão.  O grupo fica extremamente envolvido com as atividades e Porto explica “o filme foi trazido para que eles pudessem debater, interagir e para que sejam estimulados, com o intuito de mudar a rotina um pouco”.
A participante Solange Borges, 29, que é cadeirante e já havia assistido ao longa conta que este tipo de interação e atividade é importante, “é bom saber e conhecer os cuidados que se deve ter ao auxiliar uma pessoa com deficiência”. Ao ser questionado o restante do grupo afirma que o filme condiz com a realidade enfrentada diariamente, pois são constantes os problemas com acessibilidade nas ruas da cidade e que é importante o tratamento “de igual para igual”.
 
O filme pode ser encontrado na plataforma “Netflix” e traz consigo uma perfeita mensagem de superação e conhecimento para a sociedade sobre o respeito e o cuidado perante a pessoa com deficiência.

bannaers-pcd.jpg

CUIDADO COM OS SÍMBOLOS



 bbb.jpg    x     kk.gif

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o novo símbolo da acessibilidade, referido como "logotipo acessibilidade" a partir da sua divulgação feita no mês de novembro de 2015.

Batizada de 'A Acessibilidade' (The Accessibility), logomarca foi desenvolvida para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.

O logotipo de acessibilidade é neutro e imparcial. Ele simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos.
Seu alcance global é transmitido por um círculo, com a figura simétrica conectada para representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza inclusão para as pessoas de todos os níveis, em todos os lugares.

O logotipo de acessibilidade foi criado para uso em produtos de informação pública impressos e eletrônicos para aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas à deficiência, e pode ser usado para simbolizar produtos, lugares e tudo o que é "amigável às pessoas com deficiência" ou acessível.

Foi criado igualmente para representar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Isso inclui a acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como o acesso físico.

Teve a revisão e foi selecionado pelos Grupos Focais sobre Acessibilidade, composto por organizações da sociedade civil eminentes, incluindo as organizações das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida.
A utilização do logotipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

 
 
CUIDADO!  Algumas pessoas e instituições estão adotando, erroneamente como se fosse um novo símbolo de acesso universal, esse que a ONU criou e tornou público no final de 2015.

Porém, a ABNT NBR 9050 – edição atualizada em 2015 – no seu o item 5.3.2, mantém o símbolo internacional de acesso – SAI, como sendo legal e normativo para indicação de acessibilidade nas edificações, no mobiliário, nos espaços e nos equipamentos urbanos no Brasil.
A representação do símbolo internacional de acesso consiste em um pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell   10B5/10 ou Pantone 2925 C). Este símbolo pode, opcional-mente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), e deve estar sempre voltado para o lado direito.

Tarcízio T. Cardoso - Cientista social, MBA em Gerenciamento de Projet os, Vice-Presidente da Acadef.

banners-coluna-povo_2.jpg


Campanha Pet 5 litros


lll.jpg
 
A Acadef está realizando a campanha Pet 5 litros, que tem como objetivo arrecadar um maior número de garrafas para a campanha de “tampinhas” Junte e Ajude. Se você possuir este tipo de casco dirija-se à Acadef e entregue diretamente na recepção, sua colaboração será válida e você pode aparecer na nossa Página.
 
Nosso endereço fica na rua Fernando Abbot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças em Canoas.
 
banners-email-destaque.jpg
 

Dia D Municipal oferecerá vagas para trabalhadores com deficiência   

znssnsn.png
 
No dia 26 de abril, será realizada mais uma edição do Dia D, evento voltado para a empregabilidade de pessoas com deficiência.
 
O que levar:
 
O trabalhador PCD precisa levar os documentos pessoais, como Carteira de Trabalho (CTPS), CPF, RG e comprovante de endereço atualizado. O evento acontecerá das 08:00 até às 14:00 do dia 26 de abril no SINE Prefeitura, que fica localizado na Avenida Sepúlveda, S/nº, no andar térreo do Ministério do Trabalho.
 
Serviços:
 
Durante o evento será oferecido serviços como Cadastro do trabalhador no SINE, encaminhamento para vaga de emprego, encaminhamento da Carteira de Trabalho. Bem como o espaço para empresas realizarem entrevistas.
 
Mais empresas podem participar:
 
Sim. Basta entrar em contato com o SINE da Prefeitura e solicitar o formulário para oferta de vagas.
 
Informações: SINE Municipal Porto Alegre – AV. Sepúlveda, s/nº - Esquina c/ a AV. Mauá – Bairro Centro Histórico. Telefone: 3289-4796. E-mail: sine@portoalegre.rs.gov.br
 
Enviado por ADM - SEDE
 
banners-aniversariantes.jpg

25/04
 
JOSELINA DE FÁTIMA OLIVEIRA DA SILVA - INMETRO
 
26/04
 
GABRIEL MOURA DA SILVEIRA - SEDE
MARIA SUZANA NUNES CARDOSO - SEDE
JIVAGO Di NAPOLI - SEDE
 

foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png

Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg
 


O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso