banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  29.08.2018
 
logo.jpg

Funcionária da ACADEF recebe Prêmio Destaque COMDIP

DSCN4085.jpgDSCN4092.jpg

A colaboradora Lúcia Cunha, recebeu na noite de terça-feira (28) o prêmio destaque COMDIP. A homenagem fechou as comemorações da XXI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

O reconhecimento foi conquistado pelo seu trabalho desenvolvido ao longo de seus 20 anos junto a ACADEF, participando na construção da política pública em prol das pessoas com deficiência.

O prêmio é idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDIP), e realizado em parceria com a Prefeitura de Canoas, na valorização das pessoas que de alguma forma trabalham e lutam pela melhoria de vida das PcDs.

Confira abaixo os destaques na noite de ontem na matéria publicada no jornal Diário de Canoas.

DG__.png
xxx_2.png
DG.png
 
Publicado no Jornal Diário de Canoas – 29.08.2018

banners-acessibilidade_3.jpg

Acadef recebeu escolas para palestra sobre INCLUSÃO

DSCN3877.jpgDSCN3916.jpg

Com todo este frio que anda fazendo, em um dia bem gelado, a Acadef recebeu visitas acolhedoras e que aqueceram por alguns instantes a entidade. Nesta terça-feira (28), houve no salão azul da sede, o fechamento da XXI semana da Pessoa com Deficiência na ACADEF, a qual contou com uma palestra para estudantes do ensino fundamental.

As escolas Protásio Diogo de Jesus e Duque de Caxias trouxeram alunos do 8° e 9° ano, para visitarem a entidade e receberem instruções sobre inclusão. A psicopedagoga da Acadef, Aline Almeida, discursou sobre a importância da inclusão e recepção da pessoa com deficiência dentro das escolas.  “É necessário que aja esta sensibilização para que na hora em que um coleguinha PcD chegar, ele possa se sentir incluído pelos colegas” afirmou Almeida durante sua explanação.

O curta-metragem, ‘Cordas’, foi passado para ressaltar a temática e conta em sua história como é acolher de forma correta um colega que é deficiente. Além disso, os alunos do PIC – Programa Integral de Capacitação, relataram para os estudantes a realidade que enfrentam diariamente. Orientações sobre questões relacionadas ao PcD foram informadas através de dinâmicas entre os presentes.

Os alunos participaram e tiraram suas dúvidas. Para a Acadef essas visitas têm suma importância, pois através da comunicação a mensagem sobre inclusão pode ser disseminada, transformando um mundo muito mais receptivo para todos.

banners-acadefiano_15.jpg

Acadef participa de reunião na Assembleia Legislativa

IMG-20180827-WA0005.jpg

Na tarde do dia 27 de agosto, estiveram na Assembleia Legislativa RS, a convite do Diretor do Fórum Democrático, a presidente da ACADEF Patrícia Marcelino e Lúcia Cunha. As representantes da associação participaram de uma Reunião de Trabalho para a preparação do IV Fórum Social Mundial da População Idosa e III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência.  Os quais ocorrerão em Porto Alegre, nos dias 28 de janeiro à 1º de fevereiro de 2019.

banners-coluna-povo_17.jpg

Abram alas para a alegria

DSCN4080.jpg

Transmitir alegria é despertar no outro o sorriso mais sincero, é faze-lo esquecer de todos os problemas com um pequeno gesto. O projeto ‘Voluntário é Assim’ esteve na Acadef e trouxe para os nossos usuários um pouco de felicidade na manhã de terça-feira (28).

Com muitas brincadeiras, os ‘doutores palhaços’ receitaram para os acadefianos uma dose de amor e carinho. Os alunos de escolas que visitavam a Acadef no momento, também entraram na onda e interagiram com os voluntários. O pessoal não conseguia conter o riso e a associação foi coberta com alegria.

O projeto ‘Voluntário é Assim’, visita as instituições com o objetivo de transforma-las em um ambiente mais humanizado, sendo pioneiro em seu trabalho na cidade de Canoas.  A Acadef agradece a presença destes grandes seres humanos, que transformam através de risadas a vida de quem necessita.

banners-saude_2.jpg

Agosto Laranja

Desde 2006, no dia 30 de agosto é comemorada a conscientização da esclerose múltipla. Esta ação, é chamada de ‘agosto Laranja’ e tem como intuito alertar sobre como diagnosticar a doença, tratar e informar a população.

kkk.png

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune inflamatória que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula).

“ Sua causa ainda não é conhecida, mas provavelmente existam fatores que podem desencadear o início da doença. Desde vírus a agentes químicos, em conjunto com uma predisposição genética” enfatiza a dra. Carla Ferro, fisiatra da Acadef.

Na doença, o sistema de defesa do corpo confunde células saudáveis com intrusas e as ataca, provocando lesões na bainha que recobre os nervos. Dentre os principais sintomas, estão: Fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica), alterações motoras (perda de força muscular, perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamento, sensação de queimação).

Embora ainda não exista cura, já estão disponíveis vários tratamentos para a doença. O auxílio através de exercícios físicos e fisioterapias, quando corretamente indicados, são muito importantes para melhora da qualidade de vida, funcionalidade e independência.

​​​​​​​banners-aniversariantes_2.jpg

29/08
ALINE FERNANDA DA SILVA FERREIRA - INMETRO

01/09
RODRIGO SANTOS DA COSTA – SEDE
DAFNI ALVIENES WENTZ NUNES - SEDE

 

foto_2.jpg foto4.jpg

 
Top.png
 
Parceiros da Obra
apoiadores-da-obra.jpg 

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens