banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  06.06.2018
 
logo.jpg

Semana do Meio Ambiente Acadef
 
IMG-20180605-WA0006.jpgDSCN1769.jpg
 
O meio ambiente nos cerca em todos os lugares e todos os espaços. Ele nos cuida, nos traz o alimento, a purificação. Ele faz parte de nós, e nós fazemos parte dele. Nesta semana, a Acadef está realizando, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, uma exposição alusiva ao tema. A data é lembrada todos os anos no dia 5 de junho.
 
A semana tem como objetivo trazer conhecimento de cunho científico aos visitantes e pacientes da Associação. Desmistificando assuntos relacionados a aranhas, morcegos e serpentes, de grande pauta entre a sociedade, assim como, trazendo informações historicamente importantes. A Universidade Lasalle de Canoas, trouxe parte de seu Museu de Ciências Naturais com exposição sobre evolução humana; lupa para observação de animais e fungos; crânio de dinossauro, de mamíferos e tubarão; além de banners explicativos sobre flora do pampa.
 
Mateus Camboim e Diego Floriano, biólogos do UniLaSalle, e Júlia Franco, bolsista de graduação de Biologia, são expositores durante a semana, ficando à disposição dos visitantes no salão azul da ACADEF. O acesso à informação é primordial, pois aproxima o público atendido na instituição a assuntos científicos sobre o meio em que vivemos. “Para a população já é difícil o acesso a esses conteúdos, mas quando se trata das pessoas com deficiência, devido a suas limitações físicas, fica muito mais complicado de ir até o museu e conhecer todos esses artigos. Com a exposição aqui fica mais fácil esse contato”, relata Mateus.
 
Além do La salle, o projeto ambiental “Arroio Araçá – Nosso rio guri” também está participando da semana. Por meio de Banners demonstrativos e explanações da professora Inês Pacheco, o arroio que contorna a Cidade de Canoas conta a sua história. Há 13 anos o projeto surgiu e ganhou esse nome em homenagem ao centenário de Mario Quintana. “Ele é um arroio que tem seu ponto de início entre o bairro Estância Velha e Olaria, não se sabe ao certo. Desembocando no Arroio das Garças, a 600m de onde a água que bebemos é captada. Ele sempre foi descrito como valão em várias partes de Canoas. Através da descoberta de que, na verdade, se tratava de um arroio, com a parceria de escolas o projeto começou seu trabalho. Foi traçado o trajeto que ele fazia e iniciamos mutirões de limpeza”, enfatiza a professora. A exposição do projeto Araçá busca informar para a população canoense da importância deste recurso para a cidade. Além de incentiva-los a cultivar e preservar a natureza que Canoas possui.

DSCN1766.jpg

A Semana do Meio Ambiente ACADEF 2018 conta, também, com a parceria da Prefeitura Municipal de Canoas, que fez doação de 20 mudas de árvores e trouxe alguns panfletos de educação ambiental.
 
Segundo Priscila Junqueira, bióloga da ACADEF, a exposição está sendo um sucesso. “Mesmo com tempo limitado entre as consultas e cursos, PCDs se divertem com as histórias que os artigos trazem e ainda se tornam cientistas por um dia, matando a curiosidade de observar animais bem de pertinho”. Uma parceria que deu certo entre entidades que lutam pela mesma causa: educação ambiental para a preservação natural. Seguimos com as portas abertas até o 8 de junho, durante as tardes, para que todos tenham tempo de conferir este trabalho.

banners-coluna-povo_12.jpg

Alunos da Unicnec visitam a Acadef
 
DSCN1672.jpgDSCN1689.jpg
DSCN1734.jpg
 
No dia primeiro de julho a Acadef recebeu a visita de 16 estudantes do curso de fisioterapia da Unicnec de Osório. O gestor de comunicação Ricardo Cardoso mostrou a associação para os alunos e os divertiu com uma dinâmica de conhecimento.

O coordenador da Oficina Ortopédica Luciano Rohde apresentou aos estudantes as próteses e órteses confeccionadas na Acadef. Os alunos conferiram em primeira mão o novo encaixe de prótese, feito pela oficina, com fibra de carbono que a torna bem mais resistente e duradoura. A atenção se direcionou totalmente às falas de Luciano, que respondeu a perguntas e explicou sobre cada produto.

Os pacientes também conversaram com os visitantes, que puderam ouvir um pouco das mudanças feitas pela a Acadef em suas vidas. Ao final, Jivago Di Napoli conduziu o grupo e efetuou uma oficina de vivência, na qual os estudantes conheceram o passo a passo dos processos de adaptação de uma prótese. Durante as demonstrações os alunos foram convidados e experimentar uma prótese e ter na pele a experiência de como é trabalhado os exercícios de movimentos, força e equilíbrio.

A Acadef agradece à todas as instituições que nos visitam e conhecem um pouco dos nossos serviços. É de suma importância para nós como centro de reabilitação, poder colaborar com esta experiência para os graduandos
 
campanha_2.jpg

Campanha “Junte e Ajude”

page.jpg

As escolas Martinho Lutero e Bambino Camponês colaboraram com a doação de tampinhas e lacres, para a campanha “Junte e Ajude”. Segundo a professora Marilene Brancher, 55, da escola Bambino Camponês, a ideia de ajudar a ação é muito interessante para o desenvolvimento dos alunos. “Eles estão felizes em participar, pois essa atitude faz com que eles cresçam, além de incentivar o contato com causas comunitárias” relata Marilene.

O paciente Rafael Messa, 8, também trouxe junto com a família sua contribuição de tampinhas. A mãe do menino Tatiane Messa, 42, conta que eles instigaram os amigos para que ajudassem com a campanha e que o resultado dessa iniciativa foi totalmente positivo. Além de Rafael, os beneficiários Samuel Campos, juntamente com sua mãe Aldeti Campos e Tiago Silveira, e sua mãe Irene colaboraram com a campanha.

Junte e Ajude! Basta reunir o maior número possível de tampinhas plásticas e lacres de latinhas. Organize-os em garrafas PET e traga até a sede da Acadef, na rua Fernando Abbot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças.
 
banners-acadefiano_9.jpg

Comemoração do Aniversário de Edison Luis
 
DSCN1789.jpg

Na segunda-feira (04), os colaboradores da Acadef se reuniram para comemorar o aniversário do colega Edison Luis Nunes dos Santos, que fez aniversário no dia 03 de junho. Os funcionários lancharam em conjunto e parabenizaram Edison pelo seu dia.

A Acadef deseja ao funcionário felicitações pela passagem de seu aniversário!

banners-servico-social_5.jpg

uashuhduhsd.jpg

banners-aniversariantes_2.jpg

06/06
CRISTIANO FELICIO GORGA DOS SANTOS – SEDE

07/06
MÁRCIA ELISA DOS SANTOS FRIZZO DE MELLO – INMETRO

08/06
PATRÍCIA CONCEIÇÃO DUTRA MARCELINO - SEDE

PATRICIA BITTENCOURT DOS SANTOS – SEDE

09/06
ELIZIANE RAMOS DE SOUZA – INMETRO

10/06
MARLON DOS SANTOS NUNES - INMETRO

 
foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso