banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  20.06.2018
 
logo.jpg

Conheça a história de Marcelo Alves Pereira

DSCN1998__2_.jpg
 
Em 21 de novembro de 2016 a vida de Marcelo Alves Pereira, 40, mudou completamente. Ao estacionar o carro na rua Soledade, no bairro Mathias Velho em Canoas, o até então metalúrgico, entrou em um banco nas proximidades para sacar dinheiro. Ao sair do estabelecimento foi surpreendido por uma tentativa de assalto e atingido por quatro tiros de arma de fogo.

Dois dos disparos acertaram Marcelo nas costas, o que ocasionou em uma tetraplegia, particularidade que paralisa o corpo do pescoço aos pés. Como toda e qualquer adaptação, para Pereira o fato de ter que conviver com uma deficiência não foi fácil e isso faz parte de um difícil processo de aceitação. Há um ano e sete meses ele iniciou sua história com a Acadef, já progride significativamente em seu tratamento e está em treinamento satisfatório para possivelmente receber uma cadeira motorizada que lhe trará um maior benefício de vida.
                                                 
Segundo o fisioterapeuta Jivago Di Napoli trata-se de uma cadeira motorizada com controle de joystick mentoniano. Devido sua condição de mobilidade restrita pela tetraplegia a cadeira de rodas nesta configuração irá possibilitar autonomia de ir e vir a Marcelo.

Outras fases de acompanhamento do beneficiário será a adequação postural, para melhorar a sua postura na cadeira de rodas e durante este, no próximo semestre já teremos mais notícias, e a instituição espera que ele possa levar sua cadeira para casa.
 
DSCN1991.jpg

A felicidade do paciente ao se locomover com o aparelho é visível, seus olhos brilham e Pereira relembra dos tempos em que andava de kart com os amigos. A terapeuta ocupacional Natália Ocácia comenta que por ele já dirigir automóveis o seu senso de espaço é ótimo.

“A adaptação com a cadeira é tranquila e boa, consigo fazer tudo com muita facilidade, as vezes eu canso um pouco, mas é isso aí até acostumar”, relata Marcelo

O beneficiário vem sempre acompanhado pelo primo Luís Felipe, 31, que o auxilia diariamente e o incentiva a buscar na instituição uma melhora. “Eu aprendo a cada dia com a rotina dele, desde os cuidados, até ações básicas. Torço para que ele tenha uma boa evolução com o tratamento”, finaliza Luís.

Diariamente, casos como o de Marcelo Pereira chegam na Acadef, vê-lo esboçar sorrisos e progressos em sua terapia é gratificante, pois a associação se orgulha de cada pequeno feito na vida de seus pacientes. Aguardaremos o desfecho desta história, que com certeza influenciará muitas outras a procurar o progresso.
 
campanha_4.jpg

Arrecadações dos postos de coleta da campanha Junte e Ajude
 
DSCN2038.jpgDSCN2035.jpg

A empresa Pedalar Bike foi um dos primeiros postos de coleta a participar da campanha “Junte e Ajude”. Nesta segunda-feira colaboraram pela terceira vez com a doação e arrecadação de tampinhas. O endereço deste parceiro fica na avenida Farroupilha 2142, bairro Niterói em Canoas.

Assim como a Pedalar Bike auxilia na participação do público com a campanha, a escola Bambino Camponês localizada no bairro Harmonia também é um posto de coleta da Campanha. E trouxeram na terça-feira (19), as tampinhas doadas pela comunidade.

Junte e Ajude você também, seja um posto de coleta e auxilie a Acadef nesta campanha!
 
banners-acadefiano_13.jpg

Funcionária completa 13 anos de serviços
 
silvia.jpg

No dia 20 de junho a colaboradora administrativa Sílvia Severo dos Santos, 32, do contrato Inmetro/Acadef, completa 13 anos de serviços prestados. A história da profissional com a associação e Inmetro foi traçada pelo destino, e permeia até a atualidade.

Sílvia trabalhava em uma distribuidora de água mineral, que fornecia produtos para o Inmetro. Ao saber da abertura de uma vaga, se candidatou e foi selecionada para trabalhar no setor.

Desde seu início foi bem recebida em seu local de trabalho, e a funcionária comenta: “A Acadef é a minha casa, agradeço muito pela confiança que a instituição tem com o meu trabalho, que eu possa completar muitos anos ainda na Instituição”.


Parabéns Sílvia Severo por tantos anos de serviços para com a associação, junto ao Inmetro, que possamos lhe proporcionar cada vez mais o bem-estar dentro do local de trabalho. A Acadef reconhece e valoriza todos os funcionários que fazem parte do enredo desta história.

banners-click_9.jpg

Nao_jogue_fora_suas_garrafas_plasticas__j.jpg

banners-coluna-povo_16.jpg

Turma do PIC pratica jogo de bocha adaptado

DSCN1947.jpgDSCN1918.jpg
 
O PIC- Programa de Integração e Capacitação, surpreende com suas atividades e trabalhos para com a pessoa com deficiência e busca benefícios de vida para seus alunos.

Uma vez por semana o PIC se reúne nas manhãs para praticar um exercício realizado pelo educador físico da Acadef, Joel Rodrigues, 36. A atividade consiste em ensinar aos alunos o jogo de bocha adaptado, composto por duplas, que além de incentivar a prática de esportes, também colabora para o movimento e desenvolvimento físico.

O aluno Clóvis Coromberque, 46, relata que o jogo é muito positivo, pois auxilia no entrosamento entre os colegas e no preparo físico de todos. A turma é um grande exemplo de coleguismo, cada dupla se ajuda ao máximo conforme pode e animam-se para a conquista da vitória.

O objetivo destes exercícios é esse. Ver a evolução dos alunos e a parceria que os une.
 
banners-aniversariantes_2.jpg

20/06
DEJANE DA SILVA PINTO -  INMETRO

ALINE AZAMBUJA LOPES - SEDE

21/06
FABIO WARREN DE BORBA – REFAP

22/06
GABRIELA MARTINS BARRETO – SEDE
 

foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens