banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  28.05.2018
 
logo.jpg

Fórum Canoense de Economia Solidária vai receber suas tampinhas
 
sfsffs.jpgyghhghgh_2.jpg

A campanha Junte e Ajude da ACADEF está promovendo o bem-estar das pessoas e mobilizando a solidariedade nas causas em comum.  A Economia Solidária de Canoas se engajou na ação de arrecadação de tampinhas e lacres para colaborar na melhoria de vida das pessoas com deficiência atendidas na associação.

A parceria vai proporcionar a você mais opções onde entregar suas tampinhas plásticas e lacres. Os materiais podem ser entregues na Loja da Economia Solidária em frente a entrada principal de embarque da Trensurb - Estação Canoas e na loja da Praça da Bíblia na rua, Tiradentes, junto a BR116.

*A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

*Fonte: cirandas .net
www.acadef.com.br
banners-rh.jpg

Ex-aluno do Aprendiz e funcionária da ACADEF participam de reportagem do DG
 
D_G_Iara__2_.png

O ex-aluno do Programa Aprendiz Bruno Silva dos Santos e a colaboradora da ACADEF Iara Luciana Coromberque, participaram de reportagem do Jornal Diário Gaúcho sobre o mercado de trabalho e as suas vagas para as pessoas com deficiência.

Confira o link da matéria: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2018/05/como-pessoas-com-deficiencia-podem-ampliar-as-chances-de-conquistar-uma-vaga-10355023.html
 
banners-campanha_5.jpg 

Campanha “Parceiros da Obra” é destaque em reportagem do Diário de Canoas
D_C_Parceiros_da_Obra__2_.png

A campanha Parceiros da Obra, a qual visa arrecadar fundos para as obras do novo prédio da ACADEF, foi destaque em reportagem do jornal local Diário de Canoas. Confira o link da matéria: http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2018/05/noticias/regiao/2270105-novo-predio-da-acadef-depende-de-apoio.html

banners-coluna-povo_10.jpg
 
Arrecadações de Garrafas Pet 5 litros
 
28336061_1549425295106924_1872833643801904344_o_-_Copia_2.jpg

Além da campanha “Junte e Ajude”, que tem como intuito arrecadar tampas de garrafas plásticas e lacres de latinhas, a ACADEF também recebe as doações de Galões Pet de 5 litros, pois ele serve para armazenar as tampas de forma organizada. Estas garrafas são distribuídas para quem solicita em nossa recepção, então ao levar as garrafas de 5 litros vazias, a pessoa logo voltará com elas cheias de tampinhas. Participe você também!

Estas campanhas têm como intuito arrecadar o maior número possível de tampas, lacres e garrafas, para que eles possam ser vendidos, e as vendas revertidas em compras de mantimentos básicos para os beneficiários da ACADEF.
 
banners-acadefiano_6.jpg

 A força que te faz superar

DSCN1461.jpg

Quando crescemos levamos conosco a dura realidade de escolher o caminho que trilharemos para nossas vidas, nos tornamos maduros, mais experientes e cheios de vontade de desfrutar das melhores coisas que a vida tem para nos proporcionar. Hoje, nós vamos conhecer a história de Gabriel Espíndola, 20, aprendiz da empresa Dufrio e ex-paciente da Acadef, que não deixou as dificuldades de uma deficiência impedirem com que ele escrevesse aos poucos o seu destino.

Gabriel nasceu com nanismo, doença na qual o impede de crescer, ao descobrirem a deficiência, os pais se sentiram preocupados sobre os cuidados com o bebê e como seria seu futuro perante a sociedade.  Com o passar do tempo, a família e Gabriel foram se adaptando, e o menino conseguira efetuar suas atividades normalmente, apesar das dificuldades. Entretanto, Espíndola começou a sentir fortes dores no joelho, por se ajoelhar muito quando cansava ao caminhar, com isso, o garoto deixou a escola e se distanciou de funções que até então eram corriqueiras em sua vida.

Vendo o sofrimento do filho, o qual passava os dias em casa e se limitava de sair, a mãe de Gabriel, Luciana Borges, 47, entrou em contato com um amigo cadeirante, que apresentou os serviços da ACADEF para a família. Em pouco tempo, Gabriel se dirigiu até a associação e iniciou sua história de superação ao lado de nossos profissionais. Há um ano, o menino faz parte da ACADEF e aqui teve apoio através de fisioterapia, ganhou uma cadeira de rodas para a melhoria de sua locomoção, e recentemente realizou por intermédio da associação seu grande sonho de poder trabalhar.

Após o início de seu tratamento com a instituição, Gabriel passou a efetuar suas atividades que haviam sido esquecidas devido aos problemas em seu joelho, e traçou metas que sonhava em alcançar. O sonho de trabalhar estava entre os seus objetivos e graças ao Programa Aprendiz, mediado pela ACADEF, este ponto pôde ser riscado de sua lista.

A próxima meta de Espíndola é conseguir uma bolsa para estudar engenharia química, o garoto de inteligência surpreendente, conta que já está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM deste ano. Para Luciana, mãe de Gabriel, é gratificante ver a evolução do filho em tão pouco tempo. “Em um ano a vida do meu filho mudou, isso é gratificante, eu imaginei que seria muito difícil para ele, mas ele está se superando. Nunca vi alguém tão feliz ao ir trabalhar. Estou feliz, pois sabia que meu filho tinha condições de mostrar do que ele era capaz e graças à ACADEF ele está tendo a oportunidade”.

Para finalizar Gabriel conta que as dificuldades fazem parte da vida de cada um, que se sente hoje feliz por ter amadurecido tanto e com as oportunidades se torna cada vez mais forte para ir atrás de suas metas.
“Minha mãe sempre me ensinou que não é o mundo que tem que se adaptar a gente, somos nós que temos que nos adaptar ao mundo, e eu sempre dou um jeito de conseguir o que eu desejo, basta ter força de vontade”.

banners-aniversariantes_2.jpg
 
31/05
VANUSA ALICE DE ANDRADE FERREIRA - INMETRO

01/06
GUILHERME LOPES TREIB - INMETRO

02/06
CRISTIANE ANDRÉ MIRANDA - INMETRO

LISANDRA LOPES BARBOSA – SEDE

PEDRO GUISSO - SEDE   

03/06
EDISON LUIS NUNES SANTOS - SEDE
 
foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso