banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  04.05.2018
 
logo.jpg

Encontro de padrinhos e aprendizes da Bianchini

Encontro_com_padrinhos__7___003_.jpg 

Na última segunda-feira (30), a Acadef mediou a sensibilização entre os alunos do programa Aprendiz, ministrado na instituição, e os padrinhos da empresa Bianchini. A ACADEF receberá cinco aprendizes que farão aulas presenciais na associação três vezes por semana e nos outros dois dias auxiliarão nas atividades práticas da empresa. O programa tem como intuito a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de capacitar as organizações para essa inclusão. 

Os colaboradores dos recursos humanos e do serviço social da ACADEF instruíram os padrinhos através de palestras e noções de como receber o aprendiz, também conheceram um pouco do programa e tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com os apadrinhados.  Segundo a Assistente Social Patrícia Bittencourt esse encontro é muito importante, pois ambos precisam se sentir bem ao trabalharem juntos. “A parceria da empresa privada, que possibilita essa vivencia prática, em conjunto com a instituição serve para que esse aprendiz possa estar sendo realmente incluído no mercado de trabalho, por isso é importante que a empresa esteja adaptada para este acolhimento”.

O funcionário da Bianchini e gerente da gestão de pessoas Valdir Peduce, 59, relata que esse processo de apadrinhamento é sempre feito dentro da empresa para receber os novos colaboradores e socializa-los. “Quando a Acadef nos falou sobre apadrinhar o programa Aprendiz, nós achamos extremamente importante, pois é uma forma de integrar as pessoas com deficiência dentro da empresa. Com isso, os padrinhos serão um facilitador para eles, ajudando na integração”. 

Foi-se então que o encontro tão esperado finalmente se concretizou e a apreensão se transformou em contato e alegria, a interação entre padrinhos e afilhados foi automática, eles puderam se conhecer e conversar sobre como serão as funções dentro do setor.

A troca de experiências é o que influenciou o encarregado operacional Ricardo Freitas, 38, a participar do apadrinhamento. Segundo Ricardo, ele recebeu uma grande ajuda em seu primeiro emprego e isso o transformou, com o programa ele poderia repassar essa oportunidade e ensinar algo valioso que alguém um dia lembraria. “Eu aprendi a realizar atividades que transformaram a minha vida, me tornaram o profissional que eu sou hoje e eu pensei que seria interessante passar isso para alguém também, pois posso o ensinar e o preparar para o futuro, estou bem feliz em poder contribuir para a vida deste aprendiz”. Seu afilhado Adir Júnior, 19, relata sobre o nervosismo de iniciar em seu primeiro emprego, pois isso irá agregar para a sua vida. E salienta que quer muito levar em frente o que for aprender com Ricardo. 
O projeto Aprendiz foi criado há treze anos e faz com que o aluno reconheça que seu lugar na sociedade é valorizado, e que além de ter uma experiência, guardará ensinamentos que serão válidos para sempre e em qualquer lugar.

banners-acadefiano_2.jpg
 
INMETRO recebe palestra sobre atendimento

INMETRO_2.jpg

Foi realizado pela Assistente Social Alessandra Porto e a Psicopedagoga Aline Almeida, no dia 27/04/2018 na empresa INMETRO uma palestra de sensibilização com enfoque no atendimento do público em geral, com as funcionárias que estão alocadas no setor de protocolo da empresa para qualificação no atendimento.
 
banners-servico-social_2.jpg

Conheça o grupo da amizade
 
 amizade.jpg

É a linha do fuxico que traz para mães e beneficiadas uma atividade que transforma. O grupo formado por mulheres que frequentam a Acadef e se encontram todas as segundas-feiras, foi criado há um ano. Seu objetivo é a união e a conquista de um espaço de convivência, no qual elas possam debater assuntos que englobam o mundo feminino, além de ter aulas de costura. 

“São feitas atividades dentro do grupo que trazem o empoderamento econômico, pois através da criação de fuxicos, elas possuem um retorno financeiro e com as vendas destes, podem escolher se querem investir na vida pessoal ou na oficina" explica a mediadora Franciele Muria, 21.  

A equipe é composta por treze mulheres e quem leciona as aulas voluntariamente é Leila Maria Mello,63, costureira e mãe de Leandro, aluno do PIC. Maria relata que procura passar para as colegas todos os seus conhecimentos. “Além dos fuxicos, nós também produzimos flores de E.V.A. O grupo mudou muita coisa na minha vida, hoje sou uma pessoa mais comunicativa e aprendo muito com elas, pois contribuímos umas para as vidas das outras”, finaliza a aluna. 

 O grupo da amizade se reúne todas as segundas-feiras, das 14h até as 16h e nele as mulheres não apenas constroem uma grande amizade, mas também um apoio duradouro. E é este o tipo de resultado que a Acadef busca ao disponibilizar oficinas como essa para seus frequentadores. Pois a mudança depositada na vida de cada um é o que importa, os trabalhos feitos são totalmente em prol do próximo, no qual procura envolve-lo em atividades que trazem um novo sentido onde, em alguns casos, já não havia mais. 

 
banners-campanha.jpg

Escola da Ulbra promove campanha

20180502_104657.jpg 
 
Os alunos e professores da Ulbra São Marcos realizaram na escola a arrecadação de lacres de latinhas para colaborar com a campanha Junte e Ajude da ACADEF.
Representando a associação, Ricardo Cardoso recebeu o material entregue pelo pastor Valdomiro Jacobsen.

A campanha Junte e Ajude arrecada tampinhas e lacres para serem vendidos e revertidos na compra de fraldas e assentos d’água. Para participar basta juntar e entregar na sede da ACADEF.
 
banners-coluna-povo_5.jpg

Colaboradora da Acadef é contemplada com sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

 DSCN0691.jpg
 
A funcionária da Acadef Cecília Joras, 36, foi contemplada no último sorteio da nota fiscal gaúcha (26), com o prêmio de R$ 500,00. Cecília conta que este prêmio foi muito importante e destaca que todos que participam dos sorteios têm grandes chances de ganhar, “Eu pensava que quem fizesse mais compras teria mais sorte para ganhar, mas com isso eu vi que todos podem conseguir”. Joras que fez o seu cadastro no site da nota fiscal gaúcha há um ano, relata que ficou muito feliz por em tão pouco tempo ser contemplada.
 
Para participar e concorrer a prêmios, basta efetuar o cadastro indicando a ACADEF na área de saúde. Você estará contribuindo na melhoria de vida da pessoa com deficiência. Clique no link abaixo e conheça os ganhadores.
 
https://nfg.sefaz.rs.gov.br/arquivos/sorteio_139/EXTRACAO_0/NFG_Relacao_Publica_Premio_Municipio_0.pdf
 
banners-aniversariantes_2.jpg

04/05
 
ALEXANDRE PERES DI NAPOLI – SEDE


banners-click_3.jpg

foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png

Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg
 


O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso