banner_mural-TOPO.jpg

Edição -  23.05.2018
 
logo.jpg

Uma tarde ao som dos Piquelanos

DSCN1354.jpgDSCN1348.jpg
 
A música é a alma do ser, a melodia é seu corpo e a letra a sua voz. Possui o poder de trazer a quem lhe ouvir a calmaria e tem em sua beleza a riqueza de contar em uma canção aquilo que alguém precisa escutar. Em toda a história a música sempre foi um sinônimo de representatividade, alegria e trouxe através dela um pouco da história, e característica de cada povo. Pensando nisso, o PIC – Programa de Integração e Capacitação, reuniu todos estes artifícios para criar o grupo Piquelanos, que há seis anos representa a ACADEF através de suas composições.

O grupo surgiu através do convite de Jairo Kobe para o músico Pedro Guisso, com a oferta de criar uma oficina de música dentro de um projeto na ACADEF. E então após o músico aceitar a proposta surgiu a oficina de música do PIC, que mais tarde se tornaria a banda Piquelanos.

Em seu início a estrutura era simples com poucos instrumentos, porém após a ajuda por meio de patrocínios, possibilitou ao grupo investir na compra de materiais para a oficina, incentivando-os a formar a banda Piquelanos, nome que remete ao programa PIC. Pedro conta que o intuito das atividades é incentivar o lado musical dos alunos, estimular sua criatividade, além de prestar auxílio na coordenação motora.
A partir do momento em que Pedro iniciou as suas aulas, foi-se instantânea a animação dos alunos nas quintas-feiras. As músicas começaram a ser compostas e a banda foi ganhando forma. O músico relata emocionado o quão é gratificante estar com eles estas poucas horas, pois ao invés de ele ensinar e ser o mestre, são eles que são os seus mestres.

É visível o quanto Guisso gosta e ama o que faz, os momentos de emoção são constantes e os alunos fazem o “prof” feliz com seus progressos. Tony, um dos componentes impressionou a turma ao colaborar com as composições, pois ele que se comunica através de uma placa, indica nela o que quer dizer, e esta função exige do piquelano um grande esforço, mas ele persistente como um bom Acadefiano conseguiu que a indicação com a palavra “obstáculo” trouxesse para a música um pouco de si.

As composições do grupo são totalmente originais, as músicas são feitas pelo professor e seus alunos, mas uma em especial teve a ajuda de uma pessoa muito importante: Jorge
Cardoso, presidente e fundador da Acadef, falecido em 2016. A música que se chama “Hino da Acadef” teve a contribuição de Jorge em sua composição, o que deixa na música um grande marco e uma eterna lembrança do presidente.


Atualmente, 14 alunos do PIC fazem parte dos Piquelanos e todos dão o seu melhor durante os ensaios e apresentações, é lindo ver os desafios de cada um serem vencidos através do poder da música. O que Pedro Guisso faz não é mais um serviço prestado, mas sim algo que se tornou necessário e relevante na vida de cada componente do grupo. Trazer a felicidade e a melhoria de vida faz parte dos principais objetivos da ACADEF, enquanto isso for possível, nós prosseguiremos dançando conforme a música.

Fique com um trecho do Hino da ACADEF:
“Caminhando sempre em frente
Com vontade de progredir
Estaremos sempre aqui
Com a Acadef, vamos seguir
 
Ei, você que fica meio de lado
Se sentindo meio rejeitado
Saia dessa meu irmão
Que a vida pede a tua cooperação”

banners-acadefiano_4.jpg

 Acadef participa de etapa festiva de duplas de bocha

 IMG-20180521-WA0005.jpgIMG-20180521-WA0006.jpg
 
Aconteceu neste final de semana a etapa Festiva de duplas de bocha em cadeira de rodas no CTG Pousada da Figueira em Porto Alegre.  Participaram 9 times com 18 atletas, em que Joel e Valdir representaram a Acadef, e ficaram em terceiro lugar. O próximo evento válido pelo Estadual da Federação Gaúcha de bocha será Dias 9 e 10 de junho em Estrela na sede da AABB.

banners-campanha_3.jpg

Arrecadações de Garrafas Pet 5 litros
 
28336061_1549425295106924_1872833643801904344_o_-_Copia.jpg

Além da campanha “Junte e Ajude”, que tem como intuito arrecadar tampas de garrafas pet e lacres de latinhas, a ACADEF também recebe as doações de Galões Pet de 5 litros, pois ele serve para armazenar as tampas de forma organizada. Estas garrafas são distribuídas para quem solicita em nossa recepção, então ao levar as garrafas de 5 litros vazias, a pessoa logo voltará com elas cheias de tampinhas. Participe você também!

Estas campanhas têm como intuito arrecadar o maior número possível de tampas, lacres e garrafas, para que eles possam ser vendidos, e as vendas revertidas em compras de mantimentos básicos para os beneficiários da ACADEF. Nossa sede fica localizada na rua Fernando Abbot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças.
 
banners-servico-social_3.jpg

Estagiárias da Acadef participam de encontro na PUC

IMG-20180518-WA0000__002_.jpg

As estagiárias de Serviço Social da ACADEF, Francielly Muria dos Santos e Gabriela Martins Barreto, participaram do 12° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, que ocorre na Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC. Visando praticar um dos princípios do Projeto Ético Político do Serviço Social, a formação contínua. Francielly e Gabriela assistiram ao painel “Fundamentos do Serviço Social no Brasil”, ministrado pela assistente Social Thaisa Closs, que abordou em que momento histórico o Serviço Social se fundamentou no Brasil e quais enfrentamentos socioeconômicos o modo de produção capitalista tem nos colocado.

Este encontro teve como objetivos unir a conjuntura atual da América Latina; e quais enfrentamentos devem realizar para que transcendam as expressões da questão social.
 
banners-coluna-povo_8.jpg

Acadef fará doações de roupas e calçados
 

tecidos-veganos-e1471951879868.jpg

A Acadef realizará doações de roupas e calçados usados em bom estado. O evento ocorrerá nos dias 4,5 e 6 de junho das 9h às 12h e das 13h às 16h, as pessoas interessadas podem vir até a nossa sede localizada na rua Fernando Abbot, 100, bairro Nossa Senhora das Graças para conferir. Esta ação é uma realização feita pelo Serviço Social da ACADEF

banners-aniversariantes_2.jpg
 
26/05
SABRINA VILLANOVA IBEIRO (INMETRO)
 
foto4.jpg foto_2.jpg

Top.png
 
Apoio: Mídia Institucional
apoio-midia.jpg

O Mural Eletrônico é uma ferramenta de divulgação e interação dos serviços, projetos e rotinas da ACADEF.

Você, leitor do Mural, também pode participar, enviando reportagens, notícias e novidades sobre temas de acessibilidade e inclusão. Contato: Comunicação – 51-3466-9621





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso